Rosana Albuquerque Sá Brito assume a PROGRAD

A palavra gente, aliás, foi constante nos discursos: Valdo Cavallet, em seu discurso de despedida preferiu não falar em obras, mas da gente que faz a universidade, de gente que trabalha, que estuda, que se conhece e se estima na UFPR. Relembrando momentos importantes de sua carreira dentro da instituição, ele citou o ex-reitor Ocyron Cunha (também presente na cerimônia) como um grande exemplo a ser seguido. Para Cavallet, Ocyron representa um grande exemplo de gente, de servidor público que mesmo depois de ocupar o cargo de reitor continuou a prestar seus serviços à universidade.

Novos desafios – Já a nova pró-reitora Rosana mostrou o quanto a UFPR sempre esteve presente na sua vida, instituição onde iniciou o curso de Letras aos 17 anos e viu irmãos e familiares sendo formados ao longo do tempo e onde viu um filho formar-se em Direito e espera ver também os filhos menores valorizando a instituição como estudantes. Rosana disse que começou a dar aulas na UFPR aos 22 anos e jamais deixou a sala de aula, mesmo ocupando cargos administrativos, coisa que pretende continuar fazendo. Ela lembrou também que ficou conhecida como a “mãe” do PROVAR e das diversas outras iniciativas realizadas durante sua gestão no Núcleo de Acompanhamento Acadêmico. Para ela, não será fácil a nova empreitada, mas face à verdadeira revolução que ajudou a implantar na universidade nos últimos anos, tem certeza de que sua equipe, de primeira linha, não vai se acovardar frente aos novos desafios, que incluem o contínuo avanço de ações. Entre as principais ações destacadas, adaptações ao PROVAR; qualidade e humanização do Vestibular; ampliação de vagas nos cursos noturnos; na graduação e nos cursos profissionalizantes; intensificação das ações no Litoral e no Vale do Ribeira, entre outras.

Ousadia – O reitor Carlos Augusto Moreira Júnior teve uma longa agenda nesta terça-feira, 02 de maio, tantas foram as posses de sua nova equipe. Como último compromisso, a posse na PROGRAD foi também oportunidade para ele relembrar do início de sua primeira gestão, quando sequer conhecia o professor Valdo Cavallet, que viria a compor sua equipe para promover as grandes mudanças que esperava concretizar. “Construímos uma relação de amizade e lealdade”, disse o reitor, ao lembrar que a partir dali surgiu uma aliança de gente que tinha muita ousadia, que não deixaria de se arriscar em novas formas de conduzir a UFPR: gente que acreditava que era preciso ocupar mais vagas – “e o PROVAR está aí, em sua quinta edição”, frisou, de estabelecer políticas de cotas – “uma conquista da sociedade brasileira”, emendou, a expansão para o Litoral – “hoje uma realidade capaz de transformar a realidade local”, completou. Moreira lembrou ainda do Vestibular, em que solicitou que um novo vestibular fosse pensado e conseguiu-se chegar ao modelo de duas fases, premiando por mérito com uma oportunidade adicional àqueles que precisam. E a partir de agora, Filosofia e Sociologia, são os novos desafios para a PROGRAD implantar no Vestibular da UFPR. Todos, destacou Moreira, compromissos institucionais fundamentais para o crescimento da instituição.

Rosana Albuquerque Sá Brito assina termo de posse
Foto: Izabel Liviski