Reunião da SBPC é lugar de gente jovem

O grupo recebe o problema, tem que planejar soluções e recebe todas as ferramentas e materiais para executar o projeto. Na última quarta-feira, o desafio era construir algo que ajude os catadores do lixo reciclável e com serras, retalhos de madeira, borracha, pregos e outros itens do gênero, as equipes buscavam solucionar o desafio.

A estudante de Urbanismo Martha Paixão, da Universidade do Estado da Bahia, veio com outros cinco colegas para fazer monitoria no estande de ciências. Disse que ao mesmo tempo ensina e aprende. A equipe, coordenada por dois professores, se reveza para atender os alunos e poder visitar os outros estandes, trocar experiências, interagir com os outros estudantes. Na SBPC Jovem, os estudantes podem aprender e se divertir ao mesmo tempo nos jogos que necessitam de lógica, rapidez, trabalho de equipe. Inúmeros temas – consumo consciente, encontro de culturas, jornalismo cidadão, literatura, o que é ser cientista?, quem são os cientistas, como funciona a produção da voz, entre outros, estão sendo trabalhados com as crianças e adolescentes de forma livre e democrática. O estudante escolhe e fica se gostar. Se não, é só sair.

Mudanças Climáticas – A reunião da SBPC foi oportunidade também para o anúncio de boas notícias para os pesquisadores brasileiros que trabalham com o clima. Em 2009 o Brasil estará entre os cinco países mais poderosos do mundo nas pesquisas de mudanças climáticas. O ministro Sérgio Resende da Ciência e Tecnologia anunciou que serão investidos 35 milhões de reais daquele Ministério e outros 13 milhões da FAPESP para a aquisição de um supercomputador para previsão do tempo e o estudo das mudanças climáticas globais. O supercomputador será instalado em Cachoeira Paulista, terá uso coletivo pelos pesquisadores brasileiros que poderão desenvolver um modelo climático brasileiro e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e todas as universidades e institutos brasileiros que trabalham nessa área integrarão a Rede Brasileira de Mudanças Climáticas Globais. A nova máquina representa 50 a 60 vezes mais do que a capacidade atual do INPE e representa a capacidade do Brasil projetar o seu futuro em todas as ações e políticas que possam ser afetadas pelas mudanças climáticas.

Cooperação com o Reino Unido – O Programa Espacial brasileiro que já contava com a cooperação internacional com a China agora também tem como novo parceiro o Reino Unido. O satélite brasileiro Amazônia 1 contará agora com uma câmera adicional britânica. O ministro disse que parceria se deu de forma muito rápida em se tratando de um acordo internacional, mas que foi possível pela alta credibilidade que os cientistas brasileiros têm com os colegas ingleses e vice-versa. O satélite Amazônia 1 deverá ser lançado em 2010 e a tecnologia que será utilizada é inédita em satélites brasileiros. Permitirá a geração de imagens com maior definição, aptas, por exemplo, a monitorar o meio ambiente e prover a gestão de recursos naturais.

Jovens na SBPC
Foto: ASCOM/UNICAMP