REUNI no Setor de Ciências Biológicas

Assim, o ano de 2008 começou já com dois novos programas de doutorado e com o curso noturno de Ciências Biológicas. “Como estamos abrindo turmas com um novo currículo, trabalhamos agora com o casamento entre os dois currículos existentes. O aumento do número de vagas ocorrerá com o desaparecimento do currículo antigo”, explica Aranha.

Metas a cumprir – Sobre as metas do REUNI, o diretor explica que os planejamentos acabam por extrapolar os projetos político-pedagógicos do setor justamente pelo fato de serem atendidos cursos de vários outros setores, notadamente os da Saúde e Agrárias. “Projetos a Universidade sempre teve”, comenta. “A dificuldade é a implementação. O REUNI nos faz pensar em novos projetos e novas ações. Por isso estamos colocando em prática idéias anteriores e incorporando outras novas. Mais do que pela expansão, nos interessamos pela reestruturação. Os cursos de Educação Física e Ciências Biológicas são dois dos melhores do País na avaliação do MEC. Temos agora três planos previstos: expansão da graduação no período noturno – já iniciada com o curso de Ciências Biológicas; criação de novos cursos de graduação; e o terceiro ponto, expansão da pós-graduação, pesquisa e extensão, nossa marca registrada e que precisa ser financiada. Nossos programas estão abrindo doutorado e outros estarão ampliando vagas em torno de 10 a 15%. Ou seja, até o final do REUNI deveremos ter cerca de 800 a 1000 novos alunos circulando no setor, considerando ainda as atividades noturnas dos outros setores atendidos pelo de Biológicas.”

Segundo Aranha, a reestruturação é uma das maiores novidades trazidas pelo REUNI. “Ela nos faz olhar para dentro da universidade e pensar quais são os nossos processos e como e quais deles devem ser melhorados. Outros projetos que foram apresentados à universidade no passado – como os dos governos de Itamar e Sarney – determinavam o aumento de vagas, mas não davam condições e nem discutiam mudanças. Isto fez com que as universidades se tornassem resistentes. O REUNI compromete o Estado e torna as mudanças mais possíveis”, conclui.

Setor de Ciências Biológicas
Foto: Isabel Liviski