Reuni investe em programas de pós-graduação

O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), instituído em 2007 e que tem como principal objetivo ampliar o acesso e a permanência na educação superior, esta investindo em melhorias nos programas de pós-graduação, além de oferecer diversas bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

O programa de pós-graduação em Entomologia foi um dos contemplados, e importou dois
estéreo microscópios trinoculares para a observação e análise de insetos. Com o custo de R$ 41.719,87, os equipamentos também serão utilizados para pesquisas setoriais, o que permitirá o aumento da produção de pesquisas do setor, que já contribui com 25% do total das pesquisas da UFPR.

Outro programa que recebeu equipamentos foi o da Pós-Graduação em Genética. Foram duas autoclaves de bancada automáticas, no valor de R$14.305,47, equipamentos imprescindíveis para procedimentos de laboratório como esterilização, sendo também de multiuso, um dos principais objetivos da aquisição.

A aquisição do programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos foi um titulador Karl Fischer Mettler e acessórios, equipamento que determina pequenos volumes de água em alimentos, sendo aplicados em amostras que não dão bons resultados pelo método de secagem a vácuo. As análises realizadas pelo equipamento são para alimentos com baixo teor de umidade, como frutas e vegetais desidratados. Mas o titulador pode também ser utilizado para produtos com níveis de umidade intermediários, como produtos panificados, misturas prontas para bolos ─ ricas em gorduras ─ e também para produtos com altos níveis de óleos voláteis. O equipamento teve um custo de R$24.862,54.

Autoclave de bancada automática

Fonte: Ana Claudia Cichon, sob orientação de Ana Paula Moraes