REUNI e a UFPR Litoral (Setor Litoral)

A UFPR Litoral nasceu como expansão da UFPR em uma das regiões mais carentes de educação superior pública do Estado do Paraná: a região litorânea. Ali, a carência de um fator que auxiliasse o processo de desenvolvimento foi terreno fértil para que o projeto da UFPR Litoral se desenvolvesse e, hoje, já esteja em seu quarto processo seletivo, comemorando resultados com a comunidade local na busca do atingimento da meta principal da instalação da unidade: o efetivo desenvolvimento sustentável da região. “A implementação da UFPR Litoral não foi para expandir vagas de ensino superior, mas um desafio para efetivamente contribuir com o desenvolvimento sustentável do Estado do Paraná, em uma região carente de educação. Por isso, o projeto implantado em Matinhos, por meio da UFPR Litoral é inovador e coloca como protagonista o aluno. São eles que atuam fortemente nas comunidades, desenvolvendo projetos em prol das necessidades levantadas com os moradores”, afirma o diretor do setor, professor Valdo Cavallet. Segundo ele, o aluno é o eixo central do projeto pedagógico que norteia as ações educacionais da UFPR Litoral.

“O projeto pedagógico da UFPR Litoral é totalmente inovador, diferente de tudo o que é praticado. Por ser uma unidade nova, propicia que o novo seja feito e já fizemos avanços significativos. Inclusive nossa proposta pedagógica já virou objeto de estudo em teses e dissertações, além de educadores de outros países virem nos visitar para conhecer a proposta”, esclarece Cavallet. “A comunidade acadêmica da UFPR Litoral tem orgulho de ter conseguido materializar um projeto pedagógico desafiador e que já serve de exemplo para outros.”

Relação com o REUNI – Por ser considerada primeira fase, quando o programa REUNI ainda não havia sido materializado pelo MEC sob esta denominação, as unidades de expansão não são contempladas. Isto quer dizer que não há recursos do REUNI para a UFPR Litoral, visto que ela possui recursos específicos para seu desenvolvimento, em cronograma estabelecido quando de sua implantação. “Porém, como somos um setor da UFPR contribuímos no todo para que a universidade atinja os objetivos propostos pelo Governo Federal como contrapartida. Na UFPR Litoral, a meta de 18 alunos por professor, por exemplo, não precisa ser atingida, pois é real. Isto porque o formato diferenciado do projeto pedagógico faz com que os professores não sejam específicos de um curso ou disciplina. Eles atuam na graduação e no profissionalizante de igual forma e não na figura tradicional de professor. Ele passa a ser um facilitador, orientando ações de formação dos alunos dentro dos projetos”, afirma o diretor. Para ele, a UFPR Litoral também irá contribuir com a UFPR no atingimento de outra meta importante, que é a taxa do sucesso dos alunos, ou seja, a diplomação. “A motivação dentro do projeto pedagógico diferenciado é muito maior, além de estarmos oferecendo formação para uma comunidade que ao entrar na universidade pública valoriza mais esta conquista e busca a formação.”

Continuidade – A implantação completa da UFPR Litoral deverá estar terminada em 2012. “Na UFPR Litoral as dificuldades são forças educacionais e não problemas. Tiramos proveito de todas as experiências. Continuamos o processo de implantação das fases previstas da UFPR Litoral e, em breve, deveremos ter prontos o Centro de Artes, a Fazenda de Agroecologia (Morretes), a Concha Acústica para eventos e o Centro de Artesanato. Além da continuidade da construção dos novos espaços físicos, como a Biblioteca, o Teatro, novos laboratórios e salas de aula”, confirma Cavallet. Segundo o diretor, ao final da implantação da UFPR Litoral, o setor deverá ofertar 22 cursos. “Já para este vestibular implantamos três novos cursos de graduação: as licenciaturas em Ciências e Artes e o curso de Gestão Pública.”

Cavallet lembra que os cursos de licenciatura são frutos da real integração da UFPR Litoral com a região e resultado do trabalho integrado com a comunidade. “Trabalhamos, professores e alunos, nas escolas públicas. Foi dessa integração que surgiu a demanda dos cursos de licenciatura, para a formação de professores para a rede pública de ensino. Estamos cumprindo o objetivo de desenvolver efetivamente a região.

UFPR Litoral
Foto: Isabel Liviski