Relógios solares foram pintados nas escolas de Ensino Fundamental

Eles integram o grupo de 45 alunos do mesmo curso que se dedicaram à pintura de relógios solares nos pátios de nove escolas públicas de Ensino Fundamental na manhã da última sexta-feira, dia 20 de abril.

É uma forma das crianças entenderem as horas de acordo com a posição do sol e o percurso solar durante as várias fases do dia e das estações do ano. O mecanismo proporciona também uma interação entre a criança, o espaço e o meio ambiente, recurso que não impõe tecnologia nem custos, afirmaram os estudantes.

Os relógios estimulam a imaginação e a criatividades das crianças: “aprender o aprender” é a regra, através dessa integração os pequenos terão outro olhar sobre a realidade, valorizando desde o micro até o macro, explicou a professora Elaine Cristina da Silva. Para a pintura dos relógios foram utilizados restos de tintas coloridas e foram escolhidas escolas localizadas em regiões planas com sol durante o dia todo. Nos relógios, as horas são projetadas pelo deslocamento das sombras das crianças que serão posicionadas conforme a altura de cada um numa linha que corta o gráfico de norte a sul. A iniciativa foi coordenada pelo professor Aloísio Schmid e pelas estagiárias Wânia Nascimento e Caroline Zanchet Machado.

estudantes pintam relógio solar
Foto: Aloísio Schmid