Reitoria encaminha resposta ao comando de greve

Nesta segunda-feira (01), a comissão formada na reunião do Conselho de Pesquisa, Ensino e Extensão (CEPE) para negociar assuntos relacionados à greve dos servidores técnico-administrativos esteve reunida com o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e com o vice-reitor, Rogério Mulinari, para relatar os pontos discutidos com o comando local de greve na última quinta-feira (28).

A comissão divulgou o documento intitulado ‘A greve é legítima e só o diálogo pode resolver o impasse’, analisando os 11 itens que constam na pauta local dos servidores. Segundo a presidente da comissão, a pró-reitora de Graduação Maria Amélia Sabbag Zainko, há várias questões em que existe concordância entre os pedidos dos servidores e a colocação da UFPR.

Um dos tópicos, que pretende que projetos e programas de extensão possam ser coordenados por técnico-administrativos, bem como projetos já coordenados por docentes, está sendo discutido e resolvido na instância competente. Uma nova resolução de extensão, que foi amplamente discutida em reunião do CAEX/PROEC, de abril deste ano, e que apoia estes pedidos, já está com a proposta finaliza, aguardando apreciação e deliberação do CEPE.

Outra questão é a reabertura completa do Pronto Atendimento (PA) do Hospital de Clínicas da UFPR. Este ponto de pauta do comando de greve local também é apoiado pela reitoria, resgatando o cartáter pedagógico do hospital.

Em contra partida, o pedido da comissão é que sejam estabelecidas condições mínimas de funcionamento da Universidade, com a volta às aulas programada para a próxima segunda-feira (08), como a abertura de pelo menos um restaurante universitário, o funcionamento parcial das bibliotecas, dos transportes e de alguns laboratórios e a realização de algumas aulas práticas, bem como a ativação do link para a realização das matrículas dos estudantes.

Representantes da comissão e o reitor
Foto: Rodrigo Juste Duarte

Fonte: Ana Claudia Cichon, com orientação de Mário Messagi Junior