Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitoria e sindicato fecham acordo que garante ganho sem precedentes para trabalhadores da Funpar que atuam no HC

O coordenador-geral do Sinditest, José Carlos de Assis, e a gerente administrativa do Complexo Hospital de Clínicas, Mônica Evelise Silveira, assinando o acordo. Foto: Nicolle Schumacher

A Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (Sinditest) assinaram nesta quinta-feira (dia 21) um acordo coletivo de trabalho histórico, com anuência do Complexo Hospital de Clínicas. Com o acordo, a Reitoria garante aos trabalhadores da Funpar que atuam no Hospital de Clínicas  reajuste salarial de 4% – o que representa 236% acima da inflação do período -, entre outras conquistas.

Superintendente da Funpar, João da Silva Dias. Foto: Nicolle Schumacher

O acordo inclui o aumento de 8% do vale-alimentação; o reajuste do auxílio-creche; que passou de R$ 356 para R$ 450; e o aumento de 7,72% da base de cálculo do adicional de insalubridade, além de uma mudança na base do desconto do vale-alimentação.

“Temos que reconhecer que é um excelente acordo, especialmente diante do cenário nacional”, afirmou o coordenador-geral do Sinditest, José Carlos de Assis.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca destacou que este é o melhor acordo coletivo de todos os tempos para os trabalhadores da Funpar. “Isso reflete o reconhecimento que a administração tem com os trabalhadores Funpar/HC, que foram desprestigiados do ponto de vista salarial durante muito tempo. A administração tem que fazer todo o possível para valorizá-los, pois eles compõem a história desse hospital e fazem parte da família da UFPR. Esse acordo coletivo é uma demonstração viva disso”.

O Complexo Hospital de Clínicas foi representado pela gerente administrativa Mônica Evelise Silveira. “O respeito entre as partes foi fundamental para chegarmos a um acordo desses. Nunca antes atingimos o reajuste de 236% acima da inflação”, comentou.

Em 2017, o acordo coletivo foi considerado o melhor dos últimos 20 anos, e agora o ACT 2018-2019 supera o anterior.

Trabalhadora Funpar/HC, Josiane de Fátima. Foto: Nicolle Schumacher

“A Funpar tem o objetivo de proteger os funcionários e, ao mesmo tempo, ajudar o Hospital de Clínicas, porque é um laboratório da universidade e também um serviço público para a população.  É  muito interessante ver os funcionários da Funpar, lotados no HC e na Maternidade, lutando e querendo também a melhoria dos seus serviços”, afirmou o superintendente da Funpar, João da Silva Dias.

Membros da Comissão Obreira, que representou – ao lado do Sinditest – os trabalhadores da Funpar nas negociações da campanha salarial também participaram da celebração do acordo. “São dois anos de vitórias. A gente agradece a boa vontade da Reitoria para nos receber e negociar”, disse Josiane de Fátima, que trabalha no Hospital de Clínicas há 26 anos e integra a comissão.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...