Reitoria e servidores continuam em negociação

Reunidos na manhã desta sexta-feira, representantes das comissões de negociação da Reitoria e do comando de greve dos servidores técnico-administrativos definiram os próximos passos das negociações. O objetivo é que um texto com as propostas dos servidores respondidas pela Administração seja levado para a próxima assembleia da categoria, na terça-feira (6).

Para isso, a comissão da Reitoria colocará no papel os avanços conseguidos até aqui. Já os técnicos produzirão um texto com as propostas detalhadas. Os dois documentos serão discutidos em outra reunião, marcada para a próxima segunda-feira (5).

Na conversa de hoje, os pontos mais emergenciais da pauta, como o pagamento do adicional de insalubridade e a jornada de 30 horas semanais de trabalho, foram novamente postos na mesa e esclarecidos. ‘Nós temos avançado na compreensão da pautas, o que é muito importante para o seguimento do diálogo’, acredita a pró-reitora Maria Amélia Sabbag, presidente da comissão de negociação da Reitoria.

Outro ponto esclarecido entre as partes é que a resposta às pautas não está condicionada a saída da greve por parte dos servidores da UFPR. Isso só vai ocorrer com a resolução da pauta nacional de negociações. ‘Nós respeitamos o fato de que existe uma negociação com o Governo Federal. Nós queremos responder as pautas locais para que quando o movimento nacional seja resolvido, nossa negociação já esteja finalizada, acelerando assim o processo de retorno’, explica a pró-reitora.

Para Carla Cobalchini, representante da comissão de negociação do comando de greve, ‘nós tivemos alguns entendimentos e isso é importante tanto para os servidores quanto para a universidade toda’, defende.

Reunião entre representantes da Reitoria e dos técnicos
Foto: Leonardo Bettinelli

Fonte: Bruno Zermiani, com orientação de Ana Paula Moraes