Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitoria da UFPR assina escritura de imóvel em Piraquara e regulariza terreno do Departamento de Artes, em Curitiba

O reitor Zaki Akel e as autoridades: novas conquistas para a UFPR. Foto: Ana Assunção/ACS da UFPR.

A Reitoria da UFPR (Universidade Federal do Paraná) comemora mais duas conquistas importantes, formalizadas hoje à tarde. A primeira delas foi a regularização da permuta do imóvel que sedia o Departamento de Artes da UFPR, na rua Coronel Dulcídio, em Curitiba. A segunda foi a assinatura da escritura do imóvel adquirido junto à empresa JTEKT Automotiva Brasil, em Piraquara, que abrigará vários setores importantes e possibilitará mais uma expansão  da Universidade.

O Departamento de Artes da UFPR ocupa o terreno da Coronel Dulcídio desde 2003.  Este terreno e o imóvel que abriga as demais áreas do Sacode-Setor de Artes, Comunicação e Design (localizado no bairro Juvevê) foram oferecidos como permuta em troca do terreno que o INSS possuía no Jardim Botânico (que hoje abriga um dos campus da UFPR). Mas a Universidade nunca desocupou o terreno da Coronel Dulcídio. Por isto, pagou pelo imóvel – que agora foi oficialmente registrado em nome da UFPR – R$ 7,3 milhões.

O reitor Zaki Akel Sobrinho fez um agradecimento à gerente executiva do INSS no Paraná, Mara Regina Sfier, pelo empenho. “O INSS resolveu esta situação complexa do registro com eficiência”, comentou.  Mara disse que estava contente por ter ajudado a resolver a pendência. “Nosso papel é ser facilitador. Estamos cumprindo nossa missão, ao regularizar a situação deste imóvel, que é um espaço do cidadão. Nós nos empenhamos muito para que isto acontecesse”.

Expansão da UFPR

Zaki Akel Sobrinho assinou a escritura do imóvel em Piraquara junto com Shinji Yamakawa, diretor da JTEKT Automotiva Brasil, em cerimônia da qual também participou o  gerente Financeiro e Contábil da empresa, Ricardo Alexandre Rodrigues. A UFPR utilizará este espaço (um terreno com 101 mil metros quadrados) como sua nova área de logística, onde será instalado o Delog (Departamento de Logística/Almoxarifado); o novo sistema de arquivos; a Imprensa Universitária e parte da Cetran-Central de Transportes (onde ficarão os veículos de grande porte).

“Estamos incorporando ao patrimônio da UFPR um espaço importante, usando a estrutura impecável que vocês nos deixaram”, comentou o reitor Zaki Akel, seguido de Yamakawa e Ricardo Rodrigues, que agradeceram pela oportunidade de apoiar a Universidade. “Como ex-aluno da UFPR, ficamos felizes de poder ajudar a Universidade a crescer”, comentou o gerente da empresa.

O pró-reitor de Administração da UFPR, Alvaro Pereira de Souza, também destacou a importância da assinatura da escritura. “A negociação que fizemos foi muito boa. Agradecemos à JTEKT por possibilitar a expansão da Universidade. A área está bem localizada e dá acesso ao Interior do Estado e a outras áreas importantes, como o Porto de Paranaguá e o Aeroporto Afonso Pena, que facilitam a circulação para os setores da Universidade”, disse. Da cerimônia participaram, ainda, a pró-reitora de Planejamento da UFPR, Lúcia Regina Assumpção Montanhini, e o coordenador de Expansão da UFPR, professor Paulo Kruger.

 Por: Aurélio Munhoz

 

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...