Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitores da UFPR, UTFPR, UP e PUCPR se reunem para acordo de cooperação em pesquisa e inovação

27632054862_460d1f84c1_z
Reitores da UFPR, UTFPR, UP e PUCPR discutem a parceria entre as instituições para cooperação em pesquisa e desenvolvimento. Foto: ACS

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, se reuniu nesta quinta-feira (16) com os reitores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Universidade Positivo (UP), para debater uma proposta de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Akel Sobrinho disse que o objetivo da reunião foi buscar uma aliança estratégica entre as instituições. “A ideia é passar a trabalhar junto nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, inovação, e trabalhar junto o diálogo com o setor produtivo e com o governo, com as autoridades que definem as políticas de ciência e tecnologia no país”, afirmou. O reitor da UFPR acrescentou que a iniciativa vai somar as competências, talentos e capacidade instalada para desenvolver o Paraná e o Brasil.

Os reitores voltam a se reunir em julho, dessa vez com os pró-reitores de pesquisa e agências de inovação, para definição das próximas etapas. Em primeiro momento, as universidades irão trabalhar projetos de pesquisa em conjunto, e depois projetos de extensão.

Para o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, o encontro foi o primeiro passo para que as quatro universidades conversem de forma prática e unam forças. “A iniciativa de unir quatro grandes universidades vai envolver não só a academia, mas também setor produtivo e governo, e tem a possibilidade de ter muito sucesso”, afirmou.

O reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, afirmou que as quatro instituições têm uma produção científica muito importante, mas que fica limitada a cada uma delas. “A proposta vai concretizar algo que, na minha opinião, estávamos devendo ao estado do Paraná. Com essa decisão tomada hoje, vamos compartilhar essa produção científica para que a pesquisa cumpra seu papel de ajudar o desenvolvimento do estado e assim por diante”, apontou Gremski, que também já foi pró-reitor de pesquisa e diretor do Setor de Ciências Biológicas da UFPR.

Segundo o reitor da Universidade Positivo, José Pio Martins, a iniciativa da UFPR vem em bom momento. “Em um país relativamente pobre, em que há escassez, a união de esforços é necessária. A união de esforços para projetos conjuntos de pesquisa e de extensão para o estado é imperativa”, disse.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...