Reitor se reúne com nova diretoria do Sinditest e comissão de trabalhadores do quadro Funpar

FOTO: Leonardo Bettinelli
Servidores puderam falar sobre diversas demandas da categoria no HC. FOTO: Leonardo Bettinelli

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, recebeu, na manhã desta segunda-feira (11), membros da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Paraná (Sinditest) e uma comissão formada por trabalhadores do Hospital de Clínicas (HC) vinculados ao quadro pessoal da Funpar.

Durante o encontro, os servidores foram esclarecidos quanto a procedimentos e negociações que vêm sendo feitos pela Reitoria para agilizar o pagamento dos salários desses trabalhadores no HC. Prorrogação do ano fiscal, assim como bloqueios e instabilidade no Sistema de Convênios (Siconv) – responsável pela liberação de recursos do Governo Federal aos demais órgãos – fizeram com que os valores ainda não tenham sido depositados na conta dos servidores – que deveriam ter recebido na última sexta-feira (08), quinto dia útil do mês.

FOTO: Jaqueline Carrara
Reitor explicou todas as negociações que vêm sendo feitas para que os demais órgãos também entendam a urgência dos pagamentos. FOTO: Jaqueline Carrara

Segundo o reitor, há dias vem sendo feita interlocução direta junto a departamentos do Governo e mesmo a instituições bancárias para que seja levada em consideração a urgência da demanda. As negociações permitiram que os recursos já se encontrem na Universidade, restando apenas a tramitação bancária até a efetivação do pagamento da folha da Funpar. A expectativa é de que até quarta-feira (13) os salários estejam na conta dos trabalhadores.

“Entendemos o que significa cada dia que esses trabalhadores passam sem seu salário. Por isso, estamos acompanhando pessoalmente, mobilizando os órgãos e colocando todos os esforços para que o impacto seja o menor possível. Infelizmente, estamos lutando contra uma situação que não depende apenas de nossas ações”, disse o reitor durante a reunião.

Um novo encontro ficou agendado já para a próxima sexta-feira (15), às 14h30, para que os servidores possam reunir todos os assuntos que desejem conversar com a Reitoria. “Esse diálogo aberto é muito importante para nós. É o compromisso da nova gestão. Nessa reunião de sexta, queremos aparar todas as arestas”, afirmou a servidora Mariane Siqueira, atual coordenadora de Administração e Finanças na diretoria 2016/2019 do Sinditest.

Também participaram do encontro o pró-reitor de Administração, Edelvino Razzolini, e o gerente administrativo do Complexo Hospital de Clínicas, Marcel Weldt.