Reitor recebe visita de pesquisadores japoneses

O profesor Massao Hanaoka proferiu palestra intitulada “A avaliação de Recursos Humanos – Em busca de uma visão imparcial e justa”. Tem como público alvo empresários da área de RH interessados em metodologias de avaliação que propiciem repensar o nível de satisfação dos funcionários de empresas diversas. A palestra foi ministrada em japonês, porém com tradução consecutiva para o português para uma maior interação com o público.

É mais um evento que se integra à comemoração dos 100 anos do início da imigração japonesa no Brasil. A palestra foi promoção conjunta entre a UFPR, Centro de Estudos de Interculturalidade da UFPR, Federação das Indústrias, APAEX (Associação Paranaense de Ex-Bolsistas Brasil-Japão) e a Câmara de Comércio Brasil-Japão. Na UFPR, a visita também é resultado do trabalho de internacionalização, desdobramento da missão do ARI – Assessoria de Relações Internacionais feita àquele país em dezembro do ano passado, com os professores Mariza Riva de Almeida e Maurício Dottori, da ARI.

De acordo com o professor Masaka, a palestra faz parte de um projeto maior, de pesquisa sobre as relações humanas na área de Recursos Humanos. Além do Brasil, também serão pesquisados o Japão e Taiwan. O Brasil, segundo Masaka, foi escolhido pela ligação forte que o pesquisador tem com o país, através de projetos com a JAICA – a agência de cooperação internacional do Japão. A partir da palestra, o pesquisador quer atrair o público interessado em participar de sua pesquisa, que introduz um método de análise das fábricas igual para os três países a serem estudados.

O professor Itoh Masaka, o reitor Carlos Moreira, e os assessores Mariza Almeida e Hideo Araki
Foto: Izabel Liviski

Fonte: Leticia Hoshiguti