Reitor faz apresentação de projeto na Comissão da União Européia

A conferência que o reitor Carlos Moreira Júnior fez em Bruxelas, na Bélgica – sede da Comissão da União Européia – teve por objetivo apresentar o Projeto Internacional que a UFPR irá desenvolver com a Itaipu Binacional e a Universidade de Pisa. O destaque da apresentação foi o projeto Cultivando Água Boa – A Responsabilidade Sócio-Ambiental no Sistema de Produção Energético.

Além do reitor, estavam presentes à apresentação os diretores da Itaipu Nelson Friedrich (Brasil) e Ramon Romero (Paraguai). Na platéia, ouvindo a exposição, estava entre os convidados Maria Celina Rodrigues, embaixadora do Brasil na União Européia.

Apresentação – Antes da apresentação do Projeto Internacional, o reitor fez uma explanação da Universidade Federal do Paraná, com informações sobre o perfil acadêmico da instituição e dos projetos desenvolvidos nos últimos anos em cooperação e intercâmbio internacional com diversas instituições universitárias da União Européia.

Para o professor Antonio Carlos Gondim, assessor de relações internacionais o Projeto Cultivando Água Boa permitirá, nesse convênio internacional, a participação de diversos professores e pesquisadores junto com estudantes, tanto da graduação como da pós-graduação. ‘Eles poderão desenvolver estágios, o que contribuirá fortemente para a formação acadêmica desses alunos. Devido ao caráter multi-inter e trans-disciplinar do projeto haverá grande oportunidade de participação de integrantes das diversas áreas do conhecimento em praticamente todos Setores da Universidade Federal do Paraná’, esclarece.

A aprovação desse convênio possibilitará que as três instituições – UFPR, Itaipu e Universidade de Pisa – trabalhem com recursos na ordem de cinco milhões de euros.

Reitor na apresentação à Comissão da União Européia

Fonte: Patricia Favorito Dorfman