Reitor encerra reunião de dirigentes de pessoal de universidades

“Bom relacionamento com os órgãos mantenedores; mudança de cultura organizacional; e estabelecimento de políticas de gestão de pessoas”. Estas são algumas medidas, segundo o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho, fundamentais para a valorização do servidor público e, consequentemente, melhoria na qualidade dos atendimentos e serviços prestados à população. A opinião foi manifestada pelo dirigente na última sexta-feira, dia 9, durante o encontro regional sul de dirigentes de pessoal de instituições federais de ensino, que ocorreu nas dependências da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UFPR.

Também proferiu palestra no evento, promovido em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a presidente da Comissão Nacional de Dirigentes de Pessoal Carmen Regina Maia. Ela abordou a ética no serviço público e destacou aos representantes das instituições do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a responsabilidade dos cargos que ocupam e a confiança que neles são depositadas.

Também integraram a programação do encontro as apresentações feitas pelos representes da Progepe/UFPR, Lânia Virginia Busnello Vaz, que falou sobre o programa de dimensionamento desenvolvido na Instituição, e por José Roberto Cavazzani, que apresentou as dificuldades enfrentadas para implantação do mestrado profissional, reivindicação da categoria dos técnicos administrativos em educação da UFPR. As experiências vivenciadas na área de avaliação de desempenho também foram mostradas aos participantes por Rosana Maria de Holanda Pinto, da diretoria de Gestão de Pessoas da UTFPR.

As discussões em grupos, coordenadas pela pró-reitora da Progepe/UFPR, Laryssa Martins Born, e pela diretora de Gestão de Pessoas da UTFPR, Adelaide Strapasson, resultaram em 36 questões que serão encaminhadas para discussão no 30º Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal, que será realizado de 24 a 28 de maio, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Veja a íntegra das questões apontadas pelos participantes do evento no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (www.progepe.ufpr.br)

Encerramento do encontro na UFPR
Foto: Leonardo Bettinelli