Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reitor Ricardo Marcelo é homenageado pela Câmara Municipal de Curitiba com o Prêmio João Crisóstomo Arns

O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu na noite desta quinta-feira (22) o Prêmio João Crisóstomo Arns, entregue pela Câmara Municipal de Curitiba a pessoas que se destacam nas áreas da educação e da cultura. Escolhido para falar em nome dos 19 homenageados, o reitor fez um discurso em defesa do investimento em educação e cultura, da liberdade e do livre debate entre diferentes concepções e pensamentos.

A sessão, conduzida pelo presidente do Legislativo municipal, vereador Serginho do Posto, aconteceu no plenário do prédio histórico da Câmara, reunindo vereadores, amigos e familiares dos homenageados.

A vereadora Fabiane Rosa falou em nome da Câmara Municipal. Ela lembrou a trajetória de João Crisóstomo Arns, conhecido como “Tio Frei”, que dá nome ao prêmio, criado há 24 anoswe. “Ele dedicou sua vida à educação e antes mesmo de se falar em inclusão, fez da igualdade uma bandeira”, afirmou. A vereadora lembrou que João Crisóstomo era “o mais velho de uma família de 13 irmãos, repleta de personalidades, como o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, a doutora Zilda Arns e Osvaldo Arns, pai de Flávio Arns”.

 

Os 19 homenageados com os vereadores que participaram da cerimônia. Foto: Chico Camargo/CMC

“A todos os homenageados, a nossa profunda gratidão, admiração e respeito pelos importantes serviços prestados à comunidade. Que todo suor seja recompensado e que o conhecimento se propague”, disse a vereadora.
Cada homenageado recebeu o prêmio do vereador responsável pela indicação. A homenagem ao reitor foi prestada por indicação do vereador Professor Euler.

“A educação é a resposta”

Ao agradecer a premiação em nome de todos os homenageados, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca disse que a honra era ainda maior por ser entregue na “casa do povo”, e lembrou que o prédio histórico da Câmara foi o cenário da instalação oficial da UFPR, a mais antiga universidade do País, em 1912. “Um ano depois, também aqui, o então reitor Victor Ferreira do Amaral disse que a escolha do dia 19 de dezembro – data da emancipação política do Paraná – para a instalação da universidade simbolizava também a emancipação intelectual dos paranaenses.”

“A educação, assim como a cultura, civiliza, molda, refina e esculpe. A educação é a resposta”, afirmou o reitor, ao falar em nome dos homenageados, Foto: Eleonora Mendonça/UFPR

O reitor lembrou as discussões do recente período eleitoral brasileiro acerca de temas como segurança, desemprego, corrupção e desenvolvimento econômico. E destacou que, entre todas as necessidades do País, o investimento em educação deve estar no centro das preocupações dos governantes, pois permeia todas as outras.

“A educação, assim como a cultura, civiliza, molda, refina e esculpe. A educação é a resposta”, afirmou. Ele destacou a importância das universidades públicas, responsáveis por 90% da ciência, da tecnologia e da inovação produzidas no Brasil.

“O desenvolvimento econômico do País não é possível sem pesados investimentos em ciência, tecnologia e inovação”, ressaltou. “Mas educação e cultura pressupõem liberdade, livre embate de percepções e ausência de qualquer forma de interdição. O maior inimigo da educação e da cultura não são as ideologias, mas as interdições.”

Além do reitor da UFPR, receberam o Prêmio João Crisóstomo Arns: Adriane Seixas Pombeiro; Carla Marthendal; Clayton Reis Denise Lipinski Rutkoski; Ediane Silva Spaki; Gilberto Ferreira; Izabel de Souza Godoi; Juliana Hauth; Luiz Fernando Amorim; Marino Galvão Junior; Marlus Geronasso; Mary Vicente Dacól; Patricia Alves Vieira; Sonia Mara Garcia; Talita Moser; Thiago Maillo; Vilmar Kraemer; e Vitor Mendes Rodrigues.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...