Prefeito de Pato Branco propõe parceria com a UFPR

Prefeito de Pato Branco Augustinho Zucchi apresenta propostas de parcerias com a UFPR ao reitor Zaki Akel Sobrinho - Foto Thiago Medeiros

O prefeito de Pato Branco, ex-deputado Augustinho Zucchi (PDT) visitou o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, para propor parcerias entre a Universidade e a cidade.

Estavam presentes na reunião do dia 5 de março, além do reitor e do prefeito, o vice-reitor Rogério Mulinari, o pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação, Sergio Scheer, o professor Sávio Moreira da Silva representando a Pró-Reitoria de Graduação e o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco Aldair Tarcísio Rizzi, professor aposentado da UFPR.

Durante o encontro foram discutidas possibilidades de abertura de um novo campus em Pato Branco. O prefeito e o secretário municipal entregaram ao reitor uma proposta para a criação de um curso de Medicina Veterinária na cidade.

Para Zucchi, a UFPR pode propiciar estratégias para a ampliação do desenvolvimento regional. “O pé da UFPR em Pato Branco é fundamental e perfeito para nós. É um sonho. Seria um embrião desta universidade”, afirmou o prefeito.

A UFPR pretende ampliar a expansão no Estado. Para isso, formará um conselho que criará diretrizes viáveis e propiciará um ambiente favorável para que estas ampliações se realizem.

Zaki Akel Sobrinho acredita que a expansão da Universidade está no cenário governamental e existe uma demanda para a criação de novos campus no interior do estado, para formar profissionais que atendam ao desenvolvimento regional. “No segundo centenário, uma das nossas metas é interiorizar a universidade”, comentou o reitor.

Por Flaécia Gomes (orientação ACS)

Da esquerda para direita: Sávio Moreira da Silva, Sergio Scheer, Rogério Mulinari, Zaki Akel Sobrinho, Augustinho Zucchi, Aldair Rizzi e Norton Nohama - Foto Thiago Medeiros