Reitor da UFPR participa de encontro do Grupo Coimbra de Universidades

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, participa de 24 a 27 de setembro da XI Assembleia Geral e do X Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). O evento acontece na  Budapest University of Technology and Economics (BME), em Budapeste (Hungria), reune representantes de instituições de Educação Superior e de Pesquisa de mais de 35 países, dos cinco continentes, além de representantes de órgãos governamentais e corpo diplomático. O encontro coincide com a celebração dos 10 anos do GCUB e tem como tema central desta edição “Universidades Globais no Século XXI: Características, Tendências e Principais Desafios.”

UFPR eleita para diretoria do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (biênio 2018-2020)

Durante a IX Assembleia Geral, realizada nesta segunda-feira, foi eleita a nova diretoria do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, para o biênio 2018-2020. O reitor Ricardo Marcelo Fonseca passa a integrar a nova direção do GCUB como membro titular do Conselho Fiscal, juntamente com o reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José de Arimateia Dantas Lopes e da suplente Márcia Perales, reitora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

“Depois da grande vitória que a UFPR obteve com aprovação do edital Capes Print, precisamos agora aperfeiçoar e capilarizar nossas iniciativas de internacionalização. O fato de estarmos atualmente na diretoria do GCUB é mais um desdobramento dessa consciência de que a internacionalização na nossa universidade é irreversível, mais do que necessária e tem que ser aprofundada”, diz o reitor.

A nova diretoria eleita do GCBU é composta pelos seguintes membros: Presidente: reitora Myrian Serra (UFMT), 1º Vice-Presidente: reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), 2º Vice-Presidente: reitora Guida Aquino (UFAC), 3º Vice-Presidente: reitor Evilázio Teixeira (PUCRS), 4º Vice-Presidente: reitor Roberto Valentini (Unesp). O Conselho Fiscal passa a ser composto pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), pelo reitor José de Arimateia Dantas Lopes (UFPI), tendo como suplente a reitora Márcia Perales (UFAM).

A posse está prevista para o dia 31 de outubro, na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.