Reitor da UFPR convida o Conselho Estadual de Educação para discutir o PNE

O reitor Zaki Akel Sobrinho participou da reunião do Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEED), na manhã de sexta-feira, 6, a convite do presidente do Conselho, professor Romeu Gomes de Miranda, para expor sobre o movimento que a Universidade Federal do Paraná está coordenando para promover em todo o estado discussão sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), projeto de lei que tramita no Congresso Nacional. O PNE vai definir as metas para a educação básica, fundamental e superior para os próximos dez anos.

“Estamos iniciando, a pedido do relator do projeto, deputado Angelo Vanhoni, um grande movimento em todo o Estado para promover amplo debate sobre o PNE. Vamos coletar todas as contribuições de todos os segmentos envolvidos com o tema educação e que desejem participar da construção deste projeto que é tema central e fundamental para o futuro do Brasil”, afirmou Zaki. Já se engajaram a este trabalho as secretarias de Estado da Educação e de Ciência e Tecnologia, as universidades e faculdades estaduais vinculadas à Secretaria de Estado e Tecnologia de Ensino Superior (SETI) e a UTFPR, entre outras entidades governamentais e da sociedade civil.

Convite

O presidente do CEED, professor Romeu, foi convidado a integrar o Fórum Estadual de Educação-PR (constituído em reunião na Reitoria da UFPR no último dia 5 de maio) e deverá participar do encontro do Comitê Gestor que organiza o processo de debate do PNE na próxima semana.

Os conselheiros de educação do Estado receberam com entusiasmo o convite. Agora, deverão participar desta construção do PNE junto com a UFPR e toda a sociedade paranaense e estarão se engajando ao processo nas várias regiões do estado.

A participação do sistema estadual e dos municípios na construção do PNE foi considerada muito positiva pelo reitor. Será uma oportunidade ímpar para que as demandas e expectativas do conjunto da sociedade paranaense possam estar incorporadas ao relatório que será apresentado pelo relator do projeto.

O reitor Zaki Akel Sobrinho e o presidente do CEED, professor Romeu Gomes de Miranda.

Reunião do Conselho Estadual de Educação.
Foto: Divulgação.

Reunião do Conselho Estadual de Educação.
Foto: Divulgação.

Fonte: Mário Messagi Jr