Reitor dá continuidade a visitas nas escolas públicas

Em 2007, o reitor da UFPR Carlos Moreira Júnior iniciou um programa de visitas aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas de Curitiba para levar informação sobre a Universidade. ‘Em contatos anteriores com os estudantes do Ensino Médio das escolas públicas, principalmente na Feira de Profissões que a Universidade realiza, percebi que eles não tinham referências sobre a possibilidade real de estudar na instituição. Não conheciam o sistema de cotas e sem a motivação para estudar e conquistar uma vaga na Federal do Paraná, não sabiam o que a instituição oferecia em termos de cursos profissionalizantes e de graduação. Procuramos mudar esta realidade’, explica.

Na primeira visita, em abril de 2007, feita no Colégio Estadual do Paraná, uma pesquisa com os estudantes constatou que apenas 20% deles tinham informações sobre o processo seletivo e principalmente sobre o programa de cotas para alunos de escolas públicas e negros. ‘Isto nos motivou a seguir em frente e a levar informação aos estudantes, potenciais alunos da UFPR’, confirma o reitor. Para ampliar a divulgação do programa que instituiu as cotas na UFPR – 20% para negros e 20% para alunos de escola pública – foram feitas no ano passado 14 visitas em 11 escolas públicas, atingindo 3.400 alunos.

Em 2008 – Este ano o reitor já visitou sete escolas, falando para 1.300 alunos. ‘Achei a visita do reitor muito importante e esclareceu minhas dúvidas. Pretendo fazer vestibular para Direito, mas tenho receio das provas específicas. Se realmente fizer minha inscrição, vou concorrer nas cotas da escola pública’, afirma Soeli Franco, aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Senhorinha de Moraes Sarmento.

O aluno Everton Monteiro, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Olívio Belich, também acredita na importância da visita do reitor a escola para falar da Universidade e do vestibular. ‘Ele tirou minhas dúvidas além de gerar mais interesse nos estudantes para tentar o vestibular’, afirma. Ele deve prestar as provas e buscar a vaga pelo sistema de cotas.

‘A educação é fundamental para mudarmos a realidade social. É preciso dar aos jovens oportunidades e esperança em um futuro com mais possibilidades do que aquelas que se apresentam. Por isso, levar informação sobre a Universidade Federal do Paraná e mostrar a estes estudantes que eles tem condições de estudar em uma universidade pública é um dever’, confirma o reitor que tem novas visitas agendadas para o mês de abril.

Visita a escola CE Olívio Belich
Foto: Flávia Chu