Reitor apresenta pedido de emendas aos vereadores

O agradecimento e a prestação de contas da aplicação dos recursos foram realizados nesta quinta-feira ( dia 19) durante um café da manhã oferecido pela UFPR aos vereadores de Curitiba.

O reitor Zaki Akel Sobrinho detalhou os benefícios que cada unidade recebeu. A maior parte dos recursos foi para o HC, que foi contemplado com mais de R$ 600 mil e permitiu a realização de diversas obras de melhorias e reparos. Outros R$ 120 mil estão sendo usados para a compra de um microscópio e R$ 240 mil na expansão do setor de traumatologia. O Hospital do Trabalhador recebeu R$ 8 mil e a Maternidade, R$ 540 mil. São emendas que envolvem diversos vereadores.

PEDIDOS PARA 2010 – O reitor também renovou o pedido para que os vereadores façam um esforço pela liberação de novos recursos para o próximo ano. E colocou o corredor cultural como a prioridade. Trata da reforma do Prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade, para transformá-lo num polo de cultura da instituição e de Curitiba. Zaki Akel lembrou que o projeto vem de encontro com o programa Centro Vivo da Prefeitura de Curitiba e Associação Comercial para revitalizar e dar nova ocupação ao centro da capital.

O corredor cultural inclui também o Teatro da Reitoria e a Capela localizada no Edifício Dom. Pedro I. Para esse programa a UFPR solicita a liberação de R$ 150 mil. Outro pedido de recursos é na área ambiental para implantar uma estação de tratamento de resíduos nos campi. Para a Casa Amarela, programa que atende portadores de síndrome de down, a Reitoria necessita de R$ 250 mil. O projeto está sendo reformulado e os beneficiados terão atendimento multidisciplinar. O reitor garantiu que o atendimento não será suspenso como já chegou a ser cogitado.

Outras necessidades apresentadas foram o projeto de ampliação da Maternidade Victor Ferreira do Amaral, orçado em R$ 350 mil e também diversas necessidades para o Hospital de Clínicas. De acordo com o reitor, “ a UFPR precisa de ajuda, mas tem muito a oferecer à comunidade”.

Participaram da solenidade os vereadores Jair César, Jonny Stica, Mário Celso e Omar Sabbag Filho, professor do Departamento de Engenharia Civil da UFPR. Vários outros enviaram representantes. O Café da manhã foi na sede da Funpar.

O Reitor da UFPR foi o anfitrião no café da manhã com vereadores
Foto: Izabel liviski

Prestigiaram o evento,pró-reitores e professores da UFPR
Foto: Izabel Liviski