Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Reflexões sobre relações, vida e trabalho marcam abertura da Semana do Servidor na UFPR

O Dia do Servidor Público foi comemorado no dia 28 de outubro. Para celebrar a data, a UFPR promove palestras e oficinas para técnicos, docentes e aposentados. A abertura da Semana do Servidor foi realizada na tarde da última terça-feira, 29, no Teatro da Reitoria, no Centro de Curitiba. “Eu faço parte: relações, vida e trabalho” foi o tema da conversa de auditório que marcou o início do evento, que tem o objetivo de promover integração, criar espaços para reflexão e oportunizar atividades de cuidado pessoal.

Os solistas do Grupo de MPB da UFPR e Duo de Cordas Schmid & Hesli Humeniuk se apresentaram ao público, que começava a tomar assento no teatro. No palco, quatro poltronas receberam professores e um técnico da Universidade para compartilhar histórias e estimular reflexões. As escolhas e as responsabilidades nas relações – com destaque ao lugar de encontro com o outro nas trajetórias dentro da instituição e em outras dimensões da vida – são o foco da Semana.

O público foi recebido com a apresentação musical dos solistas do Grupo de MPB da UFPR e Duo de Cordas Schmid & Hesli Humeniuk. A abertura da Semana do Servidor foi realizada na tarde no dia 29 de outubro no Teatro da Reitoria. Fotos: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

“A Semana do Servidor deste ano tem a proposta da temática ‘eu faço parte’. É a valorização do que somos, das relações que temos, da instituição da qual participamos, como uma oportunidade de relembrar o sentido do que a gente faz e relembrar a importância do outro naquilo que fazemos no cotidiano”, detalhou a coordenadora do evento, professora do Departamento de Psicologia da UFPR e assessora do Gabinete da Reitoria, Lis Soboll.

A docente e os convidados – o professor do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, Josafá Moreira da Cunha; a professora do Departamento de Administração Geral e Aplicada, Jane Mendes; e o técnico-administrativo em Educação, Ronaldo Alves Feitosa – propuseram reflexões sobre relações, vida, trabalho, convivência e bem-estar e encorajaram os servidores a contribuir com as discussões.

Com as contribuições de três servidores docentes e de um técnico da UFPR, os participantes foram convidados a reflexões sobre a vida e o trabalho.
Elisabeth, servidora aposentada da UFPR, participou da conversa de auditório promovida na abertura do evento e fará parte de uma das turmas da oficina de automaquiagem.

Elisabeth França, de 65 anos, trabalhou por mais de 20 anos na UFPR como secretária de disciplina. Aposentada há seis anos, comparece ao evento anualmente e, em 2019, participará da oficina de automaquiagem que será ofertada na tarde da próxima quinta-feira na Sala 312 do Prédio Histórico. “Eu me inscrevo todo ano. Adoro participar, estar aqui, rever as pessoas. Pra mim é ótimo e, se der, venho todo dia. A UFPR é a minha segunda casa. Para mim, é uma família – estou sempre procurando estar perto. E as amizades que ficaram… como é bom!”.

No primeiro dia do evento, os servidores participaram de atividades por meio do Mentimeter, aplicativo que favorece a interação entre os palestrantes e a plateia, em tempo real. Valorizar a expressão e as opiniões compartilhadas e aproximar as pessoas foi a proposta para o uso da ferramenta. “O diálogo e a aproximação, mesmo num auditório, tornam-se possíveis em um encontro significativo, no qual o fazer parte se torna vivencial”, explicou Lis.

A valorização da vida na Universidade, a integração entre ativos e aposentados e a solidariedade entre os servidores foram temas pontuados na fala do reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca. O gestor destacou a preocupação da Administração Central com as questões relacionadas à saúde mental na instituição e citou ações que estão sendo desenvolvidas, como o Projeto ConVIDA, que tem o objetivo de melhorar o senso de pertencimento, as relações e fazer enfrentamento aos problemas de saúde mental e de relacionamento na Universidade.

“A nossa instituição deve fazer aquilo que está ao seu alcance para fazer com que as relações de trabalho e de convivência, inclusive entre nossos estudantes, seja a melhor possível. Um conjunto de ações articuladas para que a gente transforme cada vez mais a UFPR um lugar pleno de vida, de vitalidade, um lugar onde não possa vicejar o desânimo, a tristeza e a depressão. Esse é uma grande tarefa, mas aquilo que nós formos capazes de empreender nesse sentido, certamente faremos”, afirmou.

O reitor da UFPR e o pró-reitor de Gestão de Pessoas participaram da cerimônia e das atividades preparadas para o primeiro dia da Semana do Servidor.

O reitor falou também sobre a importância do trabalho dos servidores e frisou o esforço de todos para a realização, em 2019, de eventos como a Feira de Cursos e Profissões e o Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação, apesar das restrições orçamentárias. “Nos dois casos, fizemos eventos com mais visibilidade, com mais vibração, com mais emoção, com mais comprometimento da nossa comunidade interna, o que mostrou essa resposta absolutamente espontânea que a nossa comunidade dá ao fato de nós sermos desafiados e detratados, porque não dizer, desvalorizados nesse momento que estamos vivendo”.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Douglas Ortiz Hamermuller, agradeceu a todos os envolvidos na organização e se emocionou ao relatar esforços envidados por servidores para a realização do evento. As dificuldades vividas na instituição a partir dos contingenciamentos orçamentários anunciados pelo Governo Federal também foram citadas por Douglas. “Essa Semana é especial porque ela se realiza em um contexto completamente diferente e muito adverso. Um contexto em que as servidoras e servidores públicos têm que reafirmar a sua vocação, o seu dia a dia. São pessoas que escolheram fazer da sua vida uma missão para levar a cada pessoa das nossas comunidades interna e externa o melhor que tem de si – não só do seu trabalho, mas da sua vida – para a construção de uma universidade melhor e de uma sociedade melhor”.

Simone Machado, de 43 anos, ingressou na UFPR em 1997. Assistir a palestras que incentivem os servidores e que os valorizem: foi essa expectativa que motivou a técnica de laboratório a participar da conversa de auditório promovida no primeiro dia do evento. “Nós estamos tão desvalorizados perante à sociedade. Então eu quero alguma palavra de valorização. É atrás disso que eu estou: de incentivo, de esperança. Eu tenho muito orgulho, muito mesmo, de trabalhar na UFPR”.

“Considero que é um lugar maravilhoso para trabalhar. Toda organização tem problemas, a UFPR não é diferente porque não estamos no céu. Eu venho de uma experiência de 20 anos trabalhando em organizações privadas. Nenhuma delas era perfeita. É um universo, por isso se chama Universidade”, disse a professora do Departamento de Administração Geral e Aplicada, Jane Mendes, que dividiu com os participantes suas experiências na UFPR.

As atividades da Semana do Servidor são coordenadas pelo Gabinete da Reitoria e pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), com a participação de uma comissão composta por docentes e técnicos de diversas áreas. Nos dias 30 e 31 de outubro, serão ministradas oficinas para técnicos, docentes e aposentados em vários campi da UFPR em Curitiba. Autoconhecimento, assédio moral, comunicação não-violenta, sofrimento emocional, educação de filhos, relações familiares, design thinking, organização no trabalho, valores na vida, aposentadoria, inteligência emocional e cuidado pessoal serão alguns temas abordados. Os interessados em participar podem fazer a inscrição no local do evento.

“Coisas para guardar: o que importa na vida” ministrada pela professora do Departamento de História da UFPR, Marcella Lopes, no dia 30 de outubro no Prédio Histórico.

As oficinas são coordenadas voluntariamente por pessoas vinculadas à UFPR – técnicos, professores, aposentados ou egressos. Para os servidores dos Campi Avançados, haverá transmissão ao vivo pelo canal UFPR TV Eventos, no YouTube.

A Semana do Servidor da UFPR, que está em sua 24ª edição, também abre espaço para valorização da cultura como oportunidade de aproximação entre as pessoas por meio da oficina “Que cultura queremos na UFPR?”. A identificação das expressões culturais diversas por meio do mapeamento de informações referentes às atividades culturais e de lazer dentro da UFPR também será realizada, com foco na democratização da produção, expansão dos meios de difusão e ampliação das possibilidades de fruição dessas experiências para o desenvolvimento humano integral. Para fazer conhecida suas ações culturais e de lazer participe da pesquisa até o dia 14 de novembro.

 

Confira a programação:

Palestrantes das oficinas:

Ana Paula Viezzer – Profª UFPR/Depsi (Educação de filhos)

Cleverson da Cunha – Prof. UFPR/Daga (Design Thinking)

Ester Utrilla de Figueiredo – Mestranda na UFPR/Depsi (Inteligência emocional)

Dione Menz – Profª UFPR/Sept (Prevenção ao suicídio)

Francine Rocha – Técnica UFPR/Ceappe (Laço e enlaces)

Gabriela Inácio – Formada pela UFPR/Depsi (Comunicação não-violenta)

Isabelle Bonatto – Técnica UFPR/Proec (Yoga)

Jane Mendes – Profª UFPR/Daga (Organização no trabalho)

Josafá Moreira da Cunha – Prof. UFPR/Dtfe (Bem-estar e convivência)

Leandro Gorsdorf – Prof. UFPR/Proec (Que cultura queremos?)

Lis Soboll – Profª UFPR/ConVIDA (Relações, trabalho e vida: assédio moral)

Marcella Lopes – Profª UFPR/DH (Coisas para guardar)

Maria Rita Michalski – Técnica UFPR/Proec (Yoga)

Rafaela de Faria – Mestre pela UFPR/Depsi (Autoconhecimento)

Sabrina Stefanello – Profª UFPR/Dmfp (Como acolher quem sofre)

Samantha Toledo – Profª UFPR/Daga (Bem-estar na aposentadoria e pós-carreira)

Thomas Sparano Martins – Prof. UFPR/Daga (Gestão de conflitos)

Waleska Pereira de Barros – Técnica UFPR/HC (Automaquiagem)

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...