Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Risco de contaminação da água leva UFPR a fechar temporariamente RU Central

Estudantes fazem fila para almoçar no RU Central - Foto: Leonardo Bettinelli
Fila para almoçar no RU Central Imagem: Leonardo Bettinelli

O risco de contaminação da água, provocado por um rompimento em um cano, levou a Reitoria da Universidade Federal do Paraná a determinar, como medida de segurança preventiva, o fechamento temporário do Restaurante Universitário (RU) da UFPR, no centro de Curitiba.  O serviço será reativado nos próximos dias, assim que o cano for consertado e laudo técnico encomendado pela confirmar que a água consumida pelo RU não está contaminada.

O risco de contaminação ocorreu porque invasores do prédio anexo ao RU, que possui a mesma fonte de abastecimento de água do restaurante, provocaram danos no cano de abastecimento de água. Os invasores insistem em ficar no prédio, contrariando expressamente posição da Reitoria e do Conselho Universitário, embora o edifício já tenha sofrido princípio de incêndio duas vezes, o que levou o Corpo de Bombeiros a recomendar a desocupação do imóvel.

“Diante do risco de contaminação da água consumida pela cozinha, prejudicando seriamente o preparo dos alimentos consumidos pela comunidade que frequenta o RU, optamos pela decisão mais sensata, interromper temporariamente os serviços”, informou o pró-reitor de Administração da UFPR, Edelvino Razzolini Filho.

O pró-reitor explicou que existe evidência de potencial risco de que a água possa estar contaminada, devido ao fato de o rompimento do cano ter provocado a infiltração de sujeira na tubulação. Para evitar mais prejuízos aos alunos, a UFPR providenciou transporte gratuito para que eles possam se alimentar nos outros RUs da UFPR.

Reforma do DCE

No último dia 26, por unanimidade, o Conselho Universitário aprovou moção de apoio às ações do Diretório Central dos Estudantes e da Reitoria para a liberação imediata destinada à reforma e o uso adequado do prédio usado para atividades do DCE, que foi invadido por grupos externos à UFPR.

A moção aprovada pelo Conselho Universitário estabelece ainda a elaboração de um Plano Diretor para definir as ações que serão desenvolvidas em relação ao assunto, condena a decisão dos invasores de desrespeitar a posição da comunidade universitária da UFPR e propõe a identificação destas pessoas.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...