Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto que pesquisa produção de hidrogênio renovável a partir de biogás é selecionado pela Copel

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) teve uma proposta classificada em primeiro lugar na chamada pública da Copel que selecionou projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de tecnologias para produção de hidrogênio de baixo carbono oriundo de biomassa, biocombustíveis e outros resíduos de natureza orgânica. Outros 70 projetos, de diversas instituições e regiões do Brasil, concorreram e apenas oito passaram para a segunda fase do edital. Neste momento, serão contratadas as três primeiras propostas classificadas.

O projeto será executado pelo Laboratório de Materiais e Energias Renováveis (Labmater), sob orientação e coordenação do professor Helton José Alves, e conta com uma equipe composta por oito professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação do Setor Palotina e do Setor de Tecnologia da UFPR, vinculados aos cursos de Engenharia de Energia, Licenciatura em Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Química. A gestão administrativa e financeira será realizada pela Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar).

A proposta aproveita o conhecimento acumulado nos últimos dez anos pela equipe envolvida e pelos integrantes do Labmater/UFPR sobre o tema da conversão do biogás, produzido a partir de resíduos orgânicos, para a obtenção de hidrogênio renovável em uma unidade piloto, com a geração de energia elétrica e uso da inteligência artificial.

“Trata-se de uma iniciativa sem precedentes e com potencial para ser replicada em todo o Brasil e em outros países, onde houver disponibilidade de biomassa”, avalia Alves. O conceito do projeto está em sintonia com a descarbonização da economia e vai ao encontro da necessidade de maior uso de fontes renováveis na matriz energética mundial, o que pode contribuir efetivamente com o processo de transição energética.

Entre os objetivos da chamada estão o de prover o desenvolvimento de soluções inovadoras, a melhoria da qualidade de energia elétrica, a racionalização do uso de insumos nos processos produtivos e a redução de impactos na rede elétrica. A Copel disponibilizou um valor global de R$ 7,6 milhões para financiar as propostas aprovadas durante os quatro anos de vigência do credenciamento.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Finanshe: Primeiro evento da UFPR sobre investimentos e finanças voltado para às mulheres
A Liga de Investimentos e Finanças da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove o  primeiro...
Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...