Projeto Personal Diet orienta pacientes para uma alimentação saudável

Professoras e estudantes do curso de Nutrição da UFPR estão fazendo um trabalho diferenciado com alguns pacientes do Hospital de Clínicas que necessitam de um melhor acompanhamento e orientação nutricional. Trata-se do Projeto “Alimentando-se com saúde com o Personal Diet”, coordenado pelas professoras Claudia Seely Rocco e Deise Regina Baptista Mendonça.

O projeto vem sendo desenvolvido desde 2006, com famílias de pacientes obesos das áreas de Neuropediatria e Síndrome de Down, que freqüentam com assiduidade os ambulatórios. Quando as orientações nutricionais dadas pelos profissionais no ambulatório do Hospital não têm sucesso e os pacientes continuam com excesso de peso, é grande a possibilidade de os hábitos alimentares da família estarem incorretos, daí é decidida a abordagem de mães e responsáveis desses pacientes a participarem do “Personal Diet”. A professora Cláudia explica que a atividade é realizada de forma prática, na casa do paciente e, sem custo, eles recebem orientações de como cuidar da alimentação, selecionar, conservar, armazenar e preparar os alimentos com cuidado e higiene.

A primeira visita sempre acontece com a presença de uma das professoras que, junto com as acadêmicas, avaliam as necessidades principais da família e do paciente. ‘A intenção é buscar uma alimentação saudável adaptada tanto às exigências individuais de um ou quanto dos demais integrantes da família’, explica a coordenadora do projeto. São cinco visitas no total, que envolvem uma verdadeira “invasão” no lar: é que para orientar bem, as nutricionistas não apenas entrevistam os familiares sobre os hábitos alimentares, mas também conferem como estão organizados os armários, a geladeira, a cozinha.

Além de sugerir novos cardápios e receitas adequadas para as necessidades da família, as nutricionistas realizam ainda orientações sobre doenças como diabetes, hipertensão e obesidade; sobre a conservação correta dos alimentos muitas vezes feitas em embalagens inadequadas; e fazem até uma visita ao supermercado com a família, para orientar as compras, mostram como entender os rótulos dos alimentos, as qualidades das frutas e dos vegetais.

A estudante Karen Beltrani Cardoso acaba de ser formar no curso e participou por dois anos do Projeto Personal Diet. Para ela, o contato com os pacientes nos próprios domicílios, muito diferente que no consultório ou no hospital, é fundamental para entender melhor os pacientes e seus problemas. “Na casa das pessoas a gente percebe que a realidade nem sempre é bem a que havia sido relatada”, afirma, dizendo ser muito comum as pessoas omitirem informações importantes para uma orientação mais efetiva.

Ela lembra que numa das casas visitadas a mãe da criança afirmava que nunca utiliza muito sal na comida nem havia muito consumo de óleo, mas no armário da cozinha encontraram vários caldos de carne e muitas garrafas de óleo. “Caldo de carne tem alta concentração de sódio” explicou para a mãe que, inclusive, era hipertensa e desconhecia essa informação.

Para Karen, o projeto da Nutrição propicia um ganho duplo: pacientes e respectivas famílias ganham por um lado, com mais saúde e reeducação alimentar, e os estudantes se aproximam da realidade profissional que enfrentarão no mercado de trabalho. Ela lembra que o envolvimento com as famílias é grande: “ A gente entra na casa da pessoa, pede permissão para abrir a geladeira, abrir o armário. Tem um envolvimento grande”, diz, lembrando que em muitos casos a resistência da família no primeiro encontro transforma-se em gosto de “quero mais”, quando da última visita, e principalmente, pelo resultado de uma mudança de comportamento da família que se traduz e uma vida mais saudável para as pessoas.

Fonte: Leticia Hoshiguti