Projeto implantado na UFPR concorre a prêmio de inovação em gestão pública

A Universidade Federal do Paraná, através da coordenadoria do Programa Reuni, está concorrendo ao 13° Prêmio CONIP de Excelência em Inovação na Gestão Pública. Desde 1998, o CONIP premia os melhores projetos que utilizam a Tecnologia da Informação para a melhoria dos serviços públicos. Os trabalhos inscritos pela UFPR concorrem na modalidade iniciativa de sucesso, que é somente para projetos que estão em operação e que já possuem resultados para apresentar.

O modelo proposto pela UFPR foi implantado neste ano e propõe uma nova metodologia para distribuição interna de recursos do Programa Reuni. A criação é dos servidores Aldemir Junglos, estatístico; Adriano do Rosário Ribeiro, administrador; e Luiz Fernando Nadolny, assistente em administração com formação em Economia.

A proposta é um sistema que incentiva as diversas unidades a melhorar suas taxas de sucesso, por meio da distribuição dos recursos provenientes do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (Reuni), levando em consideração variáveis como quantidade de alunos matriculados por turno e por curso, taxa de reprovação, evasão e diplomação, acréscimo de matriculados, avaliação institucional dos cursos. “Com base nessa nova metodologia, pretende-se incentivar reflexões no campo das mudanças educacionais, com o envolvimento da comunidade acadêmica na revisão das estruturas acadêmicas e a consequente elevação da qualidade do ensino”, explica Adriano do Rosário Ribeiro, coordenador do Programa Reuni na UFPR. Os classificados para a etapa final do concurso serão divulgados no dia 5 de maio.

Mais informações http://www.conip.com.br/Capa/PremioConip2010

Fonte: Simone Meirelles