Projeto do MAE/Paranaguá é selecionado para representar o Paraná em Premiação Nacional

Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá (MAE/UFPR)

O Projeto “Jaguareté: O Encontro – um RPG ambientado no universo indígena brasileiro do século XVI” foi selecionado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para representar o estado do Paraná na etapa nacional da 27° edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade na CATEGORIA II – Iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do patrimônio cultural. O resultado final do concurso será divulgado pela Comissão Nacional na próxima terça-feira, dia 15 de Julho, no portal do instituto.

O Projeto

Publicado em 2013, o livro-jogo foi produzido pelos professores, pesquisadores, técnicos e alunos vinculados ao MAE. Com o objetivo de contribuir com a aplicação da Lei 11.645, que propõe um tratamento qualificado da história e da cultura das sociedades indígenas do século XVI, o livro é ambientado no período do primeiro contato entre os grupos étnicos nativos do território que viria a ser o Brasil e os colonizadores europeus. O resultado é um material educativo único que oferece uma proposta pedagógica, lúdica e interdisciplinar do conhecimento sobre diversos aspectos das culturas ameríndias.

por Ana Carolina Maoski sob orientação de Rodrigo Choinski