Programa “Universidade Saudável” visa a qualidade de vida dos alunos

A Universidade Federal do Paraná, através do Setor de Ciências da Saúde, está elaborando uma pesquisa sobre “Vulnerabilidades às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Infecção pelo HIV (Aids) e Gravidez Não Planejada entre Estudantes Universitários”. A iniciativa tem o objetivo de avaliar as chances de exposição dos alunos da UFPR a esses agravos para a construção de indicadores que permitam o monitoramento de ações de prevenção e controle dos mesmos.

Os coordenadores do programa são os professores Claudete Reggiani, diretora do Setor de Ciências da Saúde e Carlos Scheidemantel, do Departamento de Tocoginecologia. Os indicadores obtidos na pesquisa servirão como referência para a implantação do programa institucional “Universitário Saudável”, visando estimular a promoção da saúde dos alunos de graduação da universidade. Outra intenção é desenvolver projetos de vida e comportamentos que priorizem o autocuidado, além de medidas de prevenção dos problemas citados para uma melhor qualidade de vida e bem estar do estudante.

Pesquisa – Os cursos que participam da pesquisa foram escolhidos por sorteio para integrar a base de dados da amostra. A coleta das informações já está sendo realizada por 21 alunos voluntários do curso de Medicina. A previsão é de que em torno de 1.500 acadêmicos respondam ao questionário, envolvendo dez setores: 32 cursos com turmas do primeiro ao sétimo períodos, totalizando 64 turmas pesquisadas. As perguntas abordam dados sobre a condição socioeconômica dos estudantes; o conhecimento dos mesmos sobre os métodos de prevenção das DST – individual, social e institucionalmente.