Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programa Dedica ganha sede própria, em Curitiba, para atender crianças e adolescentes vítimas da violência

Zaki destacou a importância do Dedica e o papel que o HC exerceu no acolhimento do projeto. Imagem: Samira Chami Neves.
Zaki destacou a importância do Dedica e o papel que o HC exerceu no acolhimento do projeto. Imagem: Samira Chami Neves.

Programa iniciado no ambulatório do Hospital de Clínicas da UFPR, o Dedica (Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) obteve uma importante conquista hoje: uma nova e espaçosa sede. Localizado na Rua General Carneiro 95, em Curitiba, o imóvel, no valor de R$ 1,8 milhão, foi comprado pela Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas – gestora do programa – com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência, aprovados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), por meio do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente.

O Dedica é o primeiro programa brasileiro a prestar atendimento especializado e interdisciplinar a crianças e adolescentes vítimas de violência. Apenas entre 2008 a 2014, o projeto atendeu a 5239 pacientes – 3754 na Psicanálise/Psicologia, 1068 na Pediatria e 417 na área Jurídica. A UFPR tem várias frentes de apoio ao Dedica. Além do HC, a UFPR TV também apóia o projeto desde o início.

29336595826_00c0d62732_k
A sede foi reformada e adequada para o atendimento das crianças e adolescentes. Imagem: Samira Chami Neves.

A sede é importante porque os atendimentos eram feitos semanalmente por um grupo de profissionais especializados, liderados por Luci Pfeiffer (pediatra e doutora em Saúde da Criança e do Adolescente), dentro do Hospital de Clínicas. A sede possibilita a ampliação do acolhimento das vítimas de violência, com uma previsão diária média de 40 atendimentos.

Garantia de direitos

O governador Beto Richa destacou a importância do programa na garantia dos direitos e da proteção às crianças e aos adolescentes. “É obrigação do Estado dar acolhimento à iniciativas como essa”, afirmou. Richa elogiou o trabalho do HC e destacou o programa Família Paranaense, que atua para eliminar a extrema pobreza, e a Rede Mãe Paranaense, de atenção materno-infantil.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, também destacou a importância do projeto e fez um agradecimento especial tanto à Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas quanto ao Governo do Estado por viabilizarem a sede. Zaki lembrou ainda do papel  importante desempenhado pelo HC (hospital que atende a 100% dos seus pacientes pelo Sistema Único de Saúde – SUS) na origem e na continuidade do projeto.

O presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas, Euclides Scalco, agradeceu o apoio do Governo Estadual e elogiou a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. “Essa é a primeira unidade do Brasil e será um modelo para outras do País. Graças ao apoio da Fernanda, agora temos um local digno para atender as famílias em vulnerabilidade”, afirmou.

Equipe multidisplinar 

A sede do Dedica tem uma ótima estrutura de acolhimento às vítimas de violência e está localizada próxima ao Hospital de Clínicas da UFPR. Imagem: Samira Chami Neves.
A sede do Dedica tem ótima estrutura de acolhimento às vítimas de violência e está localizada nas proximidades do Hospital de Clínicas da UFPR. Imagem: Samira Chami Neves.

De acordo com Luci Pfeiffer, coordenadora do Dedica, o serviço será realizado por equipe interdisciplinar, composta por pediatras, psicólogos, psiquiatra, psicanalista, assistente social e enfermeiros. “Essa nova sede é a realização de um sonho. Temos agora condições de garantir dignidade de vida e tirar as crianças refém de agressores. O apoio e a parceria do Estado foram fundamentais para isso”, avaliou.

Participaram ainda do evento o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari; o secretário estadual de Saúde, Michele Caputo; o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet; o secretário municipal da Saúde, César Titton; o superintendente do Complexo Hospital de Clínicas, Flávio Tomasich; a diretora do Setor de Ciências da Saúde da UFPR, Claudete Regianni; o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Ivan Bonilha; e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh ), Laedson Bezerra.

 

Por Aurélio Munhoz, com AENotícias.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...