Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programa científico da Nasa que envolverá escolas é lançado em Paranaguá, em parceria com a UFPR

Foi lançado esta semana, no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR em Paranaguá, o Projeto Globe Brasil – uma parceria entre a Nasa, a UFPR e a Agência Espacial Brasileira que envolverá professores e alunos de escolas públicas do Litoral na coleta de dados sobre o mosquito Aedes aegypti. O Globe (sigla em inglês para Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente) visa promover o interesse pela ciência, formar cidadãos conscientes em relação ao meio ambiente e apoiar professores no trabalho com temas relacionados.

Jean Robert Batana – Coordenador executivo do Programa Globe Brasil – Foto: Willian Leal/UFPR Litoral

“A ideia essencial é conscientizar as crianças sobre a temática ambiental, mas dentro de um contexto científico. As crianças vão tomando consciência do que acontece ao redor das suas escolas e na cidade onde moram, mas elas podem também entender de forma científica, a partir de uma coleta de dados que é feita localmente junto com o professor”, explica o coordenador executivo do Programa Globe Brasil, Jean Robert Batana. “É fazer ciência pela prática. Embora possa parecer uma atividade lúdica ou uma brincadeira, é uma atividade séria, porque segue um protocolo e uma sistemática científica desenhada por especialistas da Nasa.”

O responsável pelo programa na UFPR, professor Rodrigo Arantes Reis – que é coordenador do Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral – explica que os  dados coletados são colocados em uma plataforma administrada pela Nasa e ficam à disposição da comunidade internacional.

Prof. Rodrigo Arantes Reis – coord. Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral – Foto: Willian Leal/ UFPR Litoral

Vão participar 25 escolas de Paranaguá e outros municípios do Litoral paranaense. O mesmo projeto será desenvolvido também em São José dos Campos (SP) e na cidade do Rio de Janeiro.

“Nunca havia participado de um projeto com essa dimensão. Vim em busca de informações para ser um multiplicador na escola e fazer uso pedagógico do conhecimento”, diz o professor Hélio Edson da Cruz Junior, da Escola Faria Sobrinho de Paranaguá.

Os professores representantes das escolas inscritas no projeto serão treinados durante um workshop programado para o início de junho, no Setor Litoral da UFPR. Eles vão aprender como conduzir atividades de aprendizagem e medição científica de parâmetros ambientais por meio de protocolos específicos desenhados pela Nasa, para depois implementar atividades em sala de aula.

No segundo semestre, professores e alunos das três cidades brasileiras participantes irão a campo para a coleta de dados sobre o Aedes aegypti.

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...