Programa Ciclovida é reconhecido como projeto para uma vida saudável

Foi graças a atuação do grupo preocupado com a qualidade de vida e com o aumento da poluição, que a instituição recebeu a certificação de Ambiente Saudável, emitido pela Prefeitura de Curitiba. A entrega do diploma ocorreu em uma solenidade no gabinete da Reitoria nesse começo de ano. O projeto também foi citado na cartilha sobre Ambientes Saudáveis em Curitiba editada pela prefeitura. Na página 32 será possível conhecer o programa.

As pesquisadoras Simone Moysés e Solena Zilmar Kuscha, autoras da publicação, dizem que “ a continuidade da experiência depende do reforço, ao fortalecimento das estratégias de sensibilização coletiva na cidade voltadas para a mobilidade urbana, como condição para uma vida saudável.”

De acordo com o coordenador do programa, José Carlos Belotto, o projeto poderá ser apresentado esse ano numa conferência sobre alternativas para reduzir a poluição que será realizado na Dinamarca. Outra perspectiva para 2010 será implantar o projeto nas universidades estaduais. A proposta já está sendo avaliada pela Secretaria de Ciência e Ensino Superior. Na UFPR, Belotto diz que vem aumentando o uso de bicicleta. Para esse ano, a meta é construir estacionamentos apropriados e seguros em todos os campi.

AS AÇÕES – Além de criar ciclovias, o projeto prevê a ampliação nas regiões onde elas já existem, a realização de concursos sobre projetos de ciclomobilismo, a realização de um manual do ciclista, e ainda o incentivo da carona solidária. O Ciclovida, faz parte dos projetos do Núcleo de Psicologia do Trânsito.

Todos os anos os integrantes do programa realizam o dia do desafio, uma pesquisa sobre o veículo que faz um determinado trajeto em menos tempo durante o horário de maior movimento de carros, em Curitiba. O participante de bicicleta tem chegado em primeiro lugar.

Reitor, e os coordenadores do Ciclovida, José Carlos Belotto e Iara Thielen
Foto: Leonardo Bettinelli