Prograd promove workshop com coordenadores e secretários de cursos para desenvolvimento do Siga

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) da UFPR promoveu um workshop para desenvolvimento do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) da UFPR para a graduação na tarde da última quarta-feira (27), no Setor de Educação Profissional e Tecnológica (Sept), em Curitiba. Cerca de 25 coordenadores, vice-coordenadores e secretários de cursos participaram das atividades.

De acordo com a coordenadora da Coordenação de Sistemas de Informação para Gestão Acadêmica (Cosiga), professora Rafaela Mantovani Fontana, desde o ano passado, há um movimento na UFPR para implantação de todo o processo de gestão acadêmica da graduação no SIGA.

A coordenadora de Sistemas de Informação para Gestão Acadêmica da UFPR, professora Rafaela Mantovani Fontana, ministrou o workshop no dia 27 no Sept. Foto: Marcos Solivan/Sucom-UFPR

“Algumas funcionalidades foram definidas em 2018. Foram importadas informações do SIE [Sistema de Informações para o Ensino], que é o sistema atual, e o que a gente está fazendo agora é conferir essas informações, corrigindo aquelas com algum problema. O workshop está focado nisso. Como as grades são grandes e complicadas, tiramos uma tarde para trabalhar junto com eles e ajudá-los nessa tarefa. Estando cursos, disciplinas, periodização e cargas horárias corretas, a gente pode começar a pensar na oferta de disciplinas e matrículas nesse novo sistema”.

Etapas

As atividades para implantação da gestão acadêmica da graduação pelo Siga estão organizadas por grupos de cursos. Participam da primeira etapa os dez cursos de graduação, técnicos e tecnólogos do Sept, Engenharia Civil e Farmácia.

“A ideia é que nesse primeiro semestre a gente tenha esses cursos com esse processo principal dentro do novo sistema – que é a grade curricular cadastrada corretamente, as matrículas dos alunos, lançamento de notas – e conseguirmos tirar o histórico dos alunos até a metade do ano. Tendo estabilização do sistema com essas funcionalidades, a gente consegue ofertar para outros cursos da Universidade também”, explicou Rafaela. A coordenadora da Coordenação de Políticas de Acompanhamento Acadêmico (Copac), Madlaine Celia Schreiber, responsável da Prograd pelos currículos também orientou os participantes do workshop.

Siga

O Siga já é utilizado na UFPR para a pós-graduação e para a extensão. “A ideia dele veio em 2009, para resolver um problema de gestão da pós-graduação da Universidade, que não tinha nenhum instrumento de gestão; era tudo controlado manualmente pelas secretarias. Em contato com a instrutora da Capes e com a Plataforma Sucupira, que estava em evolução, a gente fez uma integração e desenvolvemos o Sistema na UFPR para fazer a gestão da pós em consonância com o que a Capes também faz em nível nacional”, afirmou José Henrique Ferreira Pinto, coordenador do projeto do Siga.

“Em 2015, 100% dos cursos da pós-graduação já estavam implantados. Começamos pelo stricto sensu, mestrado em doutorado, e, a partir de 2016, entraram as outros níveis da especialização – lato sensu –  e residência médica”, complementou. Henrique informa que, a partir desde 2019, toda a gestão da Extensão também está no Siga — atividades da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), aprovação de projetos e programas de extensão e concessão de bolsas para estudantes.

A proposta é criar uma plataforma unificada com as informações de alunos, de professores, de cursos e de projetos. “Hoje temos uma dificuldade na Universidade com relação ao gerenciamento das informações. Algumas são difíceis de encontrar. A base do SIE está segmentada e, em alguns aspectos, ela não é confiável. O Siga vem para unificar e criar uma base de dados íntegra e sem que seja preciso replicar cadastros em vários sistemas diferentes”, concluiu a coordenadora da Cosiga.

Reunião

A Prograd também divulgou uma convocatória para uma reunião do Colégio de Coordenadores de Curso de Graduação (CCGrad), que será realizada em 25 de abril, a partir das 14 horas, no Sept.

Além da implementação do Siga, um tema da reunião será a proposta de curricularização da extensão.