Progepe vai ofertar cursos para técnicos concluírem os ensinos Fundamental e Médio

A Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas da Progepe está realizando um levantamento para verificar quantos técnicos administrativos da UFPR e Funpar/HC não concluíram o Ensino Fundamental (até a antiga 8ª série) e o Ensino Médio (2º grau). A medida tem por objetivo quantificar o número de servidores nesta situação e, a partir daí, elaborar um projeto político pedagógico para que seja ofertada a esse público a oportunidade de voltar a estudar.

A ideia é, segundo o professor José Roberto Cavazzani, chefe da Unidade de Qualificação, montar turmas no horário que for mais conveniente para os interessados, e prepará-los para que tenham resultados positivos no Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Enceja), promovido pelo MEC para avaliar conhecimentos e fornecer diplomas do Ensino Fundamental. Também terá em vista a participação no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para que os técnicos conquistem o diploma referente a este nível e possam prosseguir estudos universitários.

Com a certificação equivalente ao nível concluído, os técnicos podem solicitar progressão funcional (incentivo à qualificação) e recebimento do benefício financeiro equivalente a ela. No entanto, somente terão direito a esse benefício se a titulação for maior que a exigida no cargo atualmente ocupado.

Para o sucesso dessa iniciativa, “é fundamental que as chefias identifiquem os técnicos que não concluíram essas escolaridades e os incentivem a voltar a estudar”, destaca o professor Cavazzani.
Interessados deverão preencher o formulário específico para que a Progepe possa estabelecer o cronograma das aulas, o horário mais conveniente para os cursos serem ofertados, e o espaço físico necessário. Os técnicos administrativos poderão também se dirigir à Unidade de Qualificação, 3º andar da Progepe, falar com Rosane Sá ou Elizete Pires e receber orientações e/ou auxílio para se inscreverem. O formulário está disponível no site www.progepe.ufpr.br.

Fonte: Celsina Alves Favorito