Progepe orienta servidores sobre atestados da gripe suína

Servidores que estão tendo que se ausentar do ambiente do trabalho por suspeita da gripe suína estão sendo orientados pela PROGEPE. Entre as recomendações está a de que o servidor deverá comunicar, por telefone, à sua chefia imediata que está acometido pela gripe ou convive com pessoas com gripe.

Após o afastamento recomendado pelo médico, deverá apresentar o atestado com o CID (Código de Internacional de Doenças) ao Serviço de Avaliação e Perícia de Saúde (SAPS) juntamente com a Requisição de Licença de Saúde, para o devido registro e lançamento de sua licença.

Os telefones da Perícia Médica, para esclarecimento de dúvidas, são: 3360-4507/3360-4534/3360-4561 e Email: saps@ufpr.br, aos cuidados de Margareth Linhares e Vicente Pólli, responsáveis pelas recomendações. Informações também podem ser obtidas no CASA 3 (3361-3066 / 3643), CASA 4 (3350-5776 / 5777) e Ambulatório dos Funcionários do Hospital de Clínicas (3360-7937).

Veja as orientações repassadas pelo Centro de Atenção Integral à Saúde do Servidor/Progepe, para divulgação junto à comunidade universitária:

GRIPE A (H1N1)

É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas (Ministério da Saúde).

PERÍODO DE INCUBAÇÃO:

De 1(um) a 5( cinco) dias (período entre a contaminação de um indivíduo e o aparecimento dos sintomas).

PERÍODO DE TRANSMISSÃO:

De 2(dois) dias antes do início até 7(sete) dias após o início dos sintomas (período em que o doente transmite o vírus).

1. SERVIDOR COM SUSPEITA DE GRIPE:
– Servidor com sintomatologia suspeita: febre a partir de 37,5°C, tosse, dores de cabeça, garganta, musculares e nas articulações, dificuldade respiratória.

2. SERVIDOR QUE CONVIVE COM OS SUSPEITOS

É quando a pessoa da família tem contato próximo com portadores da gripe (morador da mesma residência: filhos, marido, enteados, etc.)
O tempo de observação é de até 5 (cinco) dias após contato com o caso suspeito. Deve estar atento a manifestação dos sintomas já descritos acima e ficar afastado de suas atividades habituais.
Deve ter os cuidados de isolamento com:

– Separar e não compartilhar utensílios como talheres, pratos, copos, roupas de cama e banho do suspeito.
– Deixar ambientes bem ventilados.
– Pedir para o suspeito permanecer em isolamento de seus pares, em seu quarto, o maior tempo possível ou fazer uso de máscara para circular fora do ambiente de isolamento.
– Ao tossir ou espirrar cobrir a boca e nariz com um lenço, de preferência de papel e jogar no lixo após o uso, ou levar o braço para cobrir a boca e nariz, evitando assim o espirro aberto.
– Lave bem as mãos freqüentemente com água e sabão, principalmente depois de tossir ou espirrar.
– Evite tocar os olhos e nariz com as mãos, porque os germes se espalham desse modo.
– Alimente-se e hidrate-se bem.

IMPORTANTE:

– Higienizar as mãos freqüentemente.

– Manter todos os ambientes bem ventilados.
– Notificar os casos suspeitos conforme fluxo da SMS, através do site: www.curitiba.pr.gov.br

Fonte: Celsina Alves Favorito