Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professores e terapeutas podem se inscrever em oficinas de arte-educação do Festival de Inverno da UFPR

Oficina de teatro vai usar técnicas de palhaço para arte-educação
Oficina vai usar técnicas de teatro e palhaço para arte-educação

Professores, estudantes e terapeutas ligados às artes são o público-alvo das oficinas de Arte-Educação do 23º Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná, que será realizado de 13 a 20 de julho, em Antonina.

A oficina Teatro Ponto e Vírgula visa ampliar a comunicação corporal utilizando os métodos de respiração teatral, níveis de energia, máscara neutra, comédia Dell’arte e técnicas de palhaço. Será ministrada por Ane Beatriz Dalquano, especialista em Educação Especial e Educação pela Arte, e por Robinson Tocera, ator, diretor e professor de Educação Especial.  São ofertadas 30 vagas, com atividades de 15 a 20 de julho, das 9 às 12 horas. A mesma oficina será ofertada também para alunos da APAE, das 14 às 18 horas. A taxa de inscrição é de R$ 40,00, com isenção de taxa para professores, terapeutas e atendentes da APAE – Antonina.

Outra oficina de arte-educação é “Samba Le Lê  Corpo de Jogos para a Infância.” A atividade traz uma vivência lúdica, redescobrindo os jogos e brincadeiras infantis a partir da perspectiva da corporalidade, ampliando repertório e despertando o desejo de ação e articulação com o mundo da criança. O responsável é Clayton Leme, criador do projeto Coletivo Brincante,  atualmente cursa pós-graduação em Biomecânica e desenvolve trabalhos relacionados à dança e à infância. São ofertadas 30 vagas, com aulas também de 15 a 20 de julho, das 14 às 18 horas. A taxa de inscrição é de R$ 40,00, com isenção para professores da rede de ensino de Antonina.

As inscrições para estas e mais de 40 oficinas e cursos estão abertas até o dia 9 de julho, em dois locais,  em Curitiba e Antonina  e também pela Internet. No site www.proec.ufpr.br/festival2013, os interessados encontram toda a programação e também a ficha de inscrição. As habilitações podem ser feitas ainda na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, no Prédio Histórico da Praça Santos Andrade, das 13 às 19 horas, em Curitiba, e em Antonina, no Teatro Maestro Dr. Roberto Cristiano Plasmann (antigo Teatro Municipal), das 9 às 11 e das 13h30 às 17 horas. A coordenação do Festival oferece alojamento para 80 pessoas em uma escola pública de Antonina. A opção pelo alojamento será feita na inscrição.