Professores da UFPR participam de encontro em Moçambique

O evento tem a participação de membros de órgãos do governo moçambicano, técnicos de empresas florestais, professores e estudantes.

Nesta quarta-feira, dia 16, os professores foram recebidos na Embaixada do Brasil em Moçambique e participaram de uma reunião com a presença do embaixador do Brasil Antonio José M. de Souza e Silva; do diretor da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores, Ministro Marco Farani, do diretor Presidente da EMBRAPA Pedro Antonio Araes Pereira, do secretário da Agricultura do Distrito Federal Wilmar Luis da Silva; do coordenador do Curso de Engenharia Florestal da UFPR e coordenador do Convênio UFPR/UEM professor Dartagnan Baggio Emerenciano e do vice-coordenador do convênio, professor Nilton José Sousa do curso de Engenharia Florestal da UFPR. O grupo fez uma avaliação do programa de Capacitação Técnica em Ciências Florestais que está em andamento desde 2007, envolvendo alunos, professores e técnicos moçambicanos em atividade de capacitação em Moçambique, no Brasil e na UFPR.

O Embaixador do Brasil fez um breve histórico da participação brasileira, nestes 25 anos de cooperação, destacando os resultados sempre positivos dos trabalhos realizados pela UFPR, em Moçambique, no âmbito da Capacitação Técnica em Engenharia Florestal, acordado em 2007 entre os governos moçambicano e brasileiro.

Destacou ainda as ações desenvolvidas pelos professores brasileiros na elaboração de novo projeto para reabilitação do CEFLOMA – Centro Florestal de Machipanda. O projeto tem um custo previsto de US$ 2,091,792.00, para os próximos três anos, onde serão efetuadas reformas, adquiridos veículo, micro-ônibus, um trator, duas motocicletas, equipamentos de informática e de proteção de incêndios, além de materiais para laboratórios.

Está prevista a instalação de um viveiro para produção de mudas florestais com capacidade de 100 mil mudas/ano. Também será construída uma serraria para beneficiamento de madeira das plantações florestais existentes na área, estufas de secagem com energia solar e um projeto de cisternas para abastecimento de água, em parceria com a EMBRAPA.

O embaixador do Brasil pretende tornar o CEFLOMA um centro de referência do Brasil em Moçambique como um marco da presença brasileira no país. Por isso, ficou definido que nos próximos 18 meses, será contratado um engenheiro florestal brasileiro para exercer as funções de gestor do CEFLOMA. O Projeto também prevê a capacitação em ciências florestais; a transferência de conhecimentos com vistas a viabilizar ao governo moçambicano alcançar a meta de implantar dois milhões de hectares de florestas plantadas nos próximos 15 anos.

O coordenador brasileiro disse também que serão ofertadas vagas de estágio de estudantes do Curso de Engenharia Florestal da UFPR no referido centro a partir de julho de 2010 e pretende-se ampliar a cooperação na área de pós-graduação, para a formação de doutores moçambicanos.

reunião com o embaixador do Brasil em Moçambique
Foto: divulgação