Professores da UFPR ministram curso em Moçambique

O Seminário: Agrossilvicultura, conceitos e métodos começou hoje e vai até sexta-feira, dia 30, no Centro Agroflorestal de Machipanda, perto da fronteira de Moçambique com o Zimbabue, a 1.400km da capital Maputo.

O seminário está sendo ministrado pelos professores Ivan Crespo Silva da Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFPR, Francisco Antonio Geje do Departamento de Engenharia Florestal da Faculdade de Engenharia Florestal da Universidade Eduardo Mondlane. O professor Ivan também é pesquisador em ciência e tecnologia do Ministério da Agricultura do Brasil e presidente da Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais.

Com um total de 25 participantes, docentes da Universidade da Zambézia ─ UniZambeze, do Instituto Superior Politécnico de Manica (ISPM) do Departamendo de Engenharia Florestal da Universidade Eduardo Mondlane, das Industrias Florestais de Manica (Ifloma) e dos técnicos e discentes das respectivas instituições, o seminário aborda diversos temas com relação às práticas da agrossilvicultura, as interações com as comunidades locais, o manejo comunitário, trabalhos em campo na floresta de Inhamacari e nas áreas de cultivo agrícola vizinhas ao Cefloma.

O projeto Reabilitação do Cefloma é financiado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil e coordenado pelo professor Dartagnan Baggio Emerenciano do Departamento de Engenharia Florestal da UFPR. O objetivo é promover a pesquisa, a extensão, a capacitação técnica e da docência em Moçambique. Esse é o terceiro seminário promovido em acordo com a programação do projeto e como os demais está tendo como resultado um excelente aproveitamento por parte dos participantes,destacou o coordenador.

Seminário em Moçambique
Foto: Dartagnam Baggio Emerenciano