Professores da Rede Estadual de Ensino participam de mais uma etapa do PDE com professores da UFPR

Ao todo serão três módulos de curso. Neste primeiro, os “alunos” participam de um conjunto de palestras sobre produção e avaliação de material didático em diferentes áreas e a formação de professores. O segundo módulo ocorrerá no mês julho e será não-presencial, num ambiente virtual com discussões e tutorias. O terceiro módulo está marcado para o início de agosto e será presencial. O encerramento terá a apresentação de pôsteres sobre as produções da cada participante.

SOBRE O PDE – Resultado de uma parceria entre as Secretarias da Educação e da Ciência e Tecnologia e as universidades estaduais, UFPR e UTFPR, o PDE teve início em abril, visando promover uma atualização de conhecimentos e uma verdadeira reflexão sobre as formas de atuação dos professores em sala de aula. A idéia é fazer com que este profissional, peça-chave no cenário da Educação, volte a vivenciar a cultura da universidade com a elaboração de projetos voltados, depois, para a multiplicação de conteúdos e também formas de ensinar em cada uma das escolas estaduais.

Entre as universidades envolvidas, a Federal – com quase 70 professores aplicados – é uma das mais comprometidas com o trabalho, tendo assumido a orientação de 233 dos 1,2 mil professores participantes da primeira etapa do programa, oriundos de Curitiba, Região Metropolitana e litoral do Estado.

Estão sendo trabalhadas as áreas de Português, Matemática, Geografia, História, Ciências, Educação Física, Educação Artística, Física, Química, Biologia, Filosofia, Sociologia, Pedagogia, Línguas Estrangeiras Modernas – Alemão, Francês, Inglês e Italiano, Disciplinas Técnicas, Gestão Escolar e Educação Especial.

Os professores da Rede Estadual estarão na UFPR até a próxima sexta-feira
Foto: Arquivo Google