Professoras do Setor de Educação lançam livros nesta terça-feira, dia 28

As obras são fruto de trabalho coletivo dos professores do Setor de Educação e apresentam pesquisas e reflexões das mais diversas competências. Textos de Psicologia, Filosofia, História da Educação e Biologia Educacional podem ser econtrados na obra ‘Fundamentos da Educação: Os diversos olhares do Educar’, organizada pelas professoras Karen Franklin e Elisabeth Christmann Ramos, com a colaboração de vários professores do Setor de Educação.

Segundo a professora Karen, o livro foi pensado especialmente para a leitura dos alunos dos primeiros anos do curso de Pedagogia e demais licenciaturas como forma de contribuição à formação inicial desses estudantes. Outra meta da publicação é estabelecer uma interlocução entre acadêmicos e professores sobre um ponto de vista da Educação.

Alteridade – Outra coletânea que traz reflexões de viés psicológico, filosófico e histórico sobre a Educação é a obra intitulada ‘Educação e Alteridade’, organizada pelas professoras Tânia Stoltz e Éttiène Guérios com tópicos elaborados por diversos docentes da área de Educação. O livro, direcionado para o público em geral, visa esclarecer as formas de relacionamento entre as pessoas e a minimização de seus conflitos. Os autores entendem também que a solução da maioria dos problemas causados pelas relações interpessoais encontra explicação no conceito de alteridade.

O livro Fundamentos da Educação: os diversos olhares do Educar conta com a colaboração dos professores Karen Franklin, Cátia Cilene Farago, Elisabeth Christmann Ramos, Cleusa Valério Gabardo, Clara Brener Mindal, Gelson João Tesser, Marta Pinheiro, Sandra Regina Dias da Costa, Vera Regina Beltrão Marques, Helga Loos, René Simonato Sant´Ana, Tâmara Valente, Tânia Stoltz, Sandra Guimarães, Maria Augusta Bolsanello, Sueli Fernandes e Laura Ceretta Moreira.

A obra Educação e Alteridade tem a colaboração dos professores Ettiène Guérios, Tânia Stoltz, Marcelo da Veiga, Celso de Moraes Pinheiro, Karen Franklin, Gelson João Tesser, Blanca Beatriz Diaz Alva, Andreia Marin, Elisabeth C. Ramos, Fernando Becker, Tânia Stoltz, Américo Agostinho Rodrigues Valger, Tâmara Valente, Helga Loos, René Simonato Sant´Ana, Susana Rodríguez, Maria Helena Fávero, Kátia Kasper, Henrique Janzen, Berenice Romanelli, Sandra K. Guimarães, Luciana Pinheiro, Paulo Ricardo Ross, Roseneide Cirino, Sonia Haracemiv, Sandra Regina Dias da Costa, Marta Pinheiro, Sérgio Roberto Abrahão, Araci Asinelli-Luz, Leandro Corsico Souza, Nilson Fernandes Diniz, Andréia Moessa de Souza Coelho e Inara Rodrigues.

Lançamento de livros:

Fundamentos da Educação: Os diversos olhares do Educar (Editora Juruá)

Educação e Alteridade (Editora da Universidade Federal de São Carlos)

Data: 28 de setembro de 2010 (terça-feira)

Local: Beto Batata (Rua Professor Brandão, 678, Alto da XV)

Capas dos livros

Fonte: Sônia Loyola