Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professora Clotilde Germiniani é homenageada com nome em jardinete no Bacacheri

Solenidade de inauguração do Jardinete (foto CRMV/PR)

Com a presença do prefeito de Curitiba, Rafael Greca, professores, representantes de órgãos de classe, amigos e familiares, foi realizada a solenidade de inauguração do jardinete Clotilde de Lourdes Branco Germiniani, em homenagem à renomada professora da UFPR e médica veterinária. Localizado na entrada do Parque Bacacheri, em frente ao número 2.302 da Rua Nicarágua, o jardinete foi apresentado na tarde do dia 9 de setembro, quando também se comemora o Dia do Médico Veterinário.
Estiveram representados no evento órgãos de classe como a Academia Paranaense d Medicina Veterinária, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná e o Fórum das Entidades de Classe da Medicina Veterinária do Paraná. A proposição foi da vereadora Julieta Reis, sancionada pelo prefeito Rafael Greca.

Segundo o presidente do CRMV-PR, Rodrigo Távora Mira, aluno da professora no curso de medicina veterinária da UFPR, “O sentimento que tenho é de gratidão como médico veterinário e como cidadão, pois a professora Clotilde teve contribuição única. É muito raro um ser humano com tantas virtudes”, declarou. “Professora Clotilde, nossa homenageada por merecimento e reconhecimento, tem o seu nome escrito na história da medicina veterinária do Paraná e do Brasil. Mesmo ausente, é fonte de inspiração para o nosso caminhar e para as futuras gerações”, destacou Paulo Alfredo Miranda, presidente da Academia Paranaense de Medicina Veterinária. A inauguração contou com a apresentação da banda Lyra Curitibana.

Sobre a professor Clotilde
Doutora em Bioquímica, livre-docente e catedrática de Fisiologia da Universidade Federal do Paraná, foi a primeira mulher catedrática em um Curso de Medicina Veterinária no Brasil. Foi a única representante do Paraná na Academia Brasileira de Medicina Veterinária. Seu vasto currículo inclui a participação na fundação da Sociedade Brasileira de História da Medicina (1996), compondo ainda a Academia Paranaense de Letras, o Centro de Letras do Paraná, Centro Paranaense Feminino de Cultura, Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e Academia de Cultura de Curitiba. A professora formou gerações, apadrinhou diversos expoentes da medicina veterinária brasileira e apresentou a profissão à sociedade com a publicação de artigos em revistas e jornais de grande circulação nacional. Ela faleceu em março de 2018.

(Com Agência CRMV-PR)

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...