Professor Luiz Carlos Sobania:46 anos de dedicação à UFPR

Neste mes de outubro comunicou sua aposentadoria em uma das reuniões do COUN – Conselho Universitário. O professor integrou a 1a turma de formandos que utilizou as instalações do HC, inaugurado em julho daquele ano. Lá, concluiu sua formação em Ortopedia em 1962, complementada no ano seguinte em São Paulo com a especialização em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia da Mão.

Caminhada – Continuou sua atuação na UFPR como professor assistente, adjunto, depois de ter concluído o doutorado, e finalmente ascendeu a titular, título que defende até os dias de hoje. Relatou importantes momentos da sua carreira na Instituição como a criação do SIATE em 1886, oportunidade em que foi representante da UFPR nessa iniciativa. De 1994 a 1997 participou da implantação do Hospital do Trabalhador com um Pronto Socorro de Trauma funcionando 24 horas.

No período de 2000 a 2001 assumiu a direção do Hospital de Clínicas. Em 2002 foi Secretário de Saúde do Estado, cargo que lhe despertou a atenção sobre o Vale do Ribeira, conta. Nesse sentido, voltando às atividades na Federal do Paraná, entrou em contato com o reitor Carlos Augusto Moreira Júnior , ocasião em que conversaram sobre a elaboração de um projeto de desenvolvimento educacional e de Saúde no local.

Em parceria com a FUNPAR viabilizou o atendimento oftalmológico no Vale do Ribeira com a Unidade Móvel do Centro da Visão. Ação contínua em que trabalhou, possibilitou também o atendimento odontológico àquela população por meio da Unidade Móvel de Odontologia.

COUN – No entanto, a atividade que deu ao professor Sobania uma visão mais ampla da Universidade foi quando tornou-se conselheiro universitário representando os titulares. “Senti mais esse universo porque atuei em todas as áreas”, recorda. E foi assim que durante a primeira gestão do atual reitor, na ausência deste e da vice-reitora, foi chamado para assumir a reitoria como decano, membro mais velho do Conselho. “Fui reitor três dias durante uma situação de conflito, justamente o início de uma greve”, reflete.

Projetos – Mesmo despedindo-se da vida acadêmica, o professor Sobania não abandona seus planos atuais: o projeto piloto de Registro Nacional de Prótese de Quadril e Joelho e ainda em outubro assume a presidência da Federação Sul – Americana de Cirurgia da Mão. ‘A única coisa que você não pode fazer é deixar de ser médico. A medicina é a última missão que vai lhe restar’. Essa reflexão, deixada pelo professor Plínio de Mattos Pessoa é mais uma das fortes lembranças do professor Sobania. “Ser médico é para sempre”, finaliza o professor.

Professor Luiz Carlos Sobania
Foto: Izabel Liviski