Professor francês vem ministrar curso de filosofia

Filósofos e professores poderão participar gratuitamente na Universidade Federal do Paraná do curso com o professor francês Sébastien Charles, que trabalha na Universidade de Sherbrooke, no Canadá. O curso acontece no Departamento de Filosofia no sexto andar do Edifício D. Pedro II, de 9 a 11 de dezembro, das 14 às 17horas

As aulas serão ministradas em francês e as inscrições já podem ser feitas na coordenação do curso de Filosofia ou via eletrônica pelos e-mails: pgfilos@ufpr.br ou luizeva.ufpr@hotmail.com .

PROGRAMA – os trabalhos pioneiros de Gustave Lanson (1912),alguns textos clandestinos da época clássica foram objeto de extensas pesquisas, fornecendo outra leitura da filosofia moderna, a partir de um ponto de vista crítico e menos sistemático — atitude essa, própria de autores que buscavam a clandestinidade. A pesquisa especificamente consagrada ao assunto está hoje em plena efervescência — multiplicam-se as edições críticas, criou-se uma revista anual dedicada ao assunto (La Lettre clandestine), colóquios são frequentes.

Este curso terá como objetivo, assim através da leitura de um conjunto representativo de manuscritos clandestinos, de determinar o objeto “manuscrito clandestino”, estabelecer seu interesse propriamente filosófico, investigar as tendências filosóficas que o animam (panteísmo, naturalismo, ceticismo, ateísmo etc.) e considerar, em suma, sua importância para uma compreensão diferenciada da filosofia do século XVIII, com o propósito de evidenciar em que medida a filosofia das Luzes é tributária desse pensamento à sombra, do qual ela se nutriu e inspirou.

Fonte: ACS