Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor: experiências que marcam

A convivência em sala de aula entre professor e aluno nem sempre é fácil, reflexo de qualquer interação entre seres humanos que precisam se conhecer e se respeitar. É nesse respeito que nascem as admirações mútuas e que levam, muitas vezes, a amizades que vão além da sala de aula e estendem-se pela vida.

Para a estudante do curso de Ciências Econômicas, Denise Ton Tiussi, uma experiência que a fez continuar no curso e ter certeza da escolha certa foi a voz do conhecimento de um professor. ‘Estava em dúvida se havia acertado na escolha, se era esse mesmo o curso que deveria fazer. Mas um professor me contou experiências pessoais com a profissão, me mostrou a realidade da atividade e essa preocupação com a minha indecisão aliado à disposição de me ouvir me fez ter certeza da escolha. Foi importante’, fala a estudante do quarto período.

Assim como Denise, Mônica Ehler Rodrigues, do 4º ano de Relações Públicas explica que a postura e o conhecimento da professora Celsi B. Silvestrin motivou a muitas novas descobertas e uma nova postura sobre a vida. ‘Em sala tivemos diversos debates sérios sobre um tema que foi banalizado, que é a questão da responsabilidade social e voluntariado. Em suas exposições, a professora Celsi nos mostrou as diferenças e a importância do tema.’ Para Mônica, o exemplo da professora proporcionou uma formação diferenciada dos alunos. ‘O exemplo se refletiu até na escolha do tema do nosso trabalho de conclusão de curso, que é sobre uma ONG.’

Exemplos que formam – Exemplo também na Escola Técnica da UFPR. Para a aluna do 2º ano do curso de Contabilidade integrado ao Ensino Médio, Lauren Cristina Guareschi, a professora Cristina Maria Ayroza Freitas é um exemplo de professor. ‘A forma como ela expõem os conteúdos nos motiva a buscar novos conhecimentos. Ela não apenas trabalha o conteúdo, ela se preocupa com os alunos, dialogando e resolvendo os conflitos em sala de aula.’ Lauren explica que a postura da professora ao compreender os alunos e aliar teoria à prática em sala de aula, é uma grande motivaçãoo para todos da turma.

Mas não é só em sala de aula que os professores mostram seu conhecimento de vida. O professor Paulo Vieira, do curso de Filosofia, também é exemplo. ‘Digamos que ele é uma biblioteca ambulante. É possível conversar com o professor Paulo de Marx ao futebol de segunda divisão, que ele domina os assuntos. Além de ampliar o gosto musical dos estudantes do rock para a gafieira’, explica o aluno Paulo Ugolini.

Desafio de ser professor – Para o reitor Carlos Alberto Faracco – gestão 1990/1994 – ser professor hoje é um desafio. ‘Antes o professor era a principal fonte de informação e formação. Hoje não é mais e precisa aprender a viver nessa nova realidade.’ Para ele, nesses 40 anos de magistério muitos são os momentos gratificantes. Conta que quando atuava com os alunos do Ensino Médio tinha como objetivo ensiná-los a gostar de poesia. Não era fácil, mas o momento da descoberta da poesia pelos alunos são momentos realmente marcantes. Assim como na universidade o fato de ensinar os estudantes a reverter o preconceito e o senso comum do funcionamento da língua portuguesa.

Foto(s) relacionada(s):


Sala de aula do curso de Direito
Foto: Isabel Liviski

Fonte: Patricia Favorito Dorfman