Professor da UFPR recebe bolsa para pesquisa na Rússia

Uma bolsa-prêmio vai permitir ao professor Rodrigo Brandão, do Departamento de Filosofia da UFPR, viajar à Rússia para pesquisar sobre o filósofo francês Voltaire na biblioteca pessoal do autor. A bolsa, denominada Kristeller-Popkin Travel Fellowships, foi concedida pelo Journal of the History of Philosophy, um dos periódicos mais importantes do mundo em história da filosofia. A entidade financia até dois projetos ao ano para pesquisas em bibliotecas importantes. Brandão apresentou uma proposta sobre “Voltaire e o ceticismo” e conseguiu a aprovação logo na primeira tentativa.

Voltaire morreu em 1778 e teve sua biblioteca pessoal, com cerca de seis mil obras, adquirida pela então czarina Catarina da Rússia. Por isso o acervo hoje está na Biblioteca Nacional da Rússia, em São Petersburgo. “Essa biblioteca é um exemplo mundial de preservação”, conta Brandão. Ele vai pesquisar no acervo do filósofo a existência de obras de tradição cética, que provem o contato do autor com esse pensamento. E em caso positivo, verificar que observações ele fez nos livros, já que é reconhecido o hábito do pensador de fazer anotações nas obras.

Essa é só uma parte do projeto do professor Brandão para o estudo de Voltaire, autor sobre o qual realizou suas pesquisas de mestrado e doutorado da Universidade de São Paulo. Em um projeto já aprovado pelo CNPq, ele vai dar continuidade a uma pesquisa ampla para o estudo das influências do ceticismo no pensamento do filósofo francês.

Voltaire: biblioteca com 6 mil exemplares

Fonte: Simone Meirelles