Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Professor da UFPR é indicado para integrar a mais alta instância da Justiça brasileira

Imagem: Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Governo do Estado do Paraná
Imagem: Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Governo do Estado do Paraná
O professor de Direito Civil da UFPR, Luiz Edson Fachin, foi indicado oficialmente como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Apontado pela presidente Dilma Rousseff, após sabatina no plenário do Senado, passará a integrar a mais alta instância da Justiça brasileira.
Fachin iniciou e seguiu sua vida acadêmica na Universidade Federal do Paraná. Graduou-se em Direito na UFPR (1980) e chegou a ser diretor da Faculdade de Direito da Universidade. Foi ainda um dos defensores da criação do curso de doutorado em Direito.
Para o diretor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, o sentimento é de alegria e de orgulho porque  representa o reconhecimento não só profissional do jurista, como um  prestígio  para a Universidade. Fachin “é jurista de primeira qualidade, reconhecido pela maioria da comunidade jurídica pela competência e também pelo seu caráter e bom senso”, diz Fonseca. Entre as diversas funções que exerceu na UFPR, foi o responsável por elevar o conceito do Programa de Pós-Graduação em Direito durante período em que foi  o coordenador.
Atuante em momentos bastante significativos da história da Faculdade de Direito, o professor sempre fez questão de contribuir com suas ideias em discussões fomentadas pelo colegiado. Foi assim, por exemplo, quando o curso debatia uma reforma curricular. “Reafirmo entender que é o tempo mesmo da Faculdade de Direito da UFPR repensar seu projeto didático-pedagógico e aperfeiçoar seu currículo. Tal processo deve estar guiado pelo acervo histórico da Faculdade de Direito da UFPR na defesa das liberdades públicas e do Estado democrático de Direito, na formação humanística coerente com a construção de uma sociedade justa e solidária, numa ambiência plural, com o respeito à  diversidade e o reconhecimento da complexidade das temáticas pertinentes.  Os nossos interesses institucionais aí devem estar, como não poderia deixar de ser, em patamar de prioridade incondicionada”, afirmou em pronunciamento realizado, na plenária departamental, em março de 2009. O projeto político-pedagógico vigente hoje na Faculdade de Direito da UFPR é proveniente dessas discussões.
Luiz Edson Fachin é pós-doutorado no Canadá, pesquisador convidado do Instituto Max Planck, na Alemanha, e professor visitante do King’s College, London. É também membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e da Comissão Estadual da Verdade. Tem 56 anos e ocupará a vaga do ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, aposentado em julho de 2014.
A direção do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR emitiu uma nota parabenizando o professor da casa pela indicação.
Por Jaqueline Carrara e Jéssica Maes

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...