Presidente do Grupo RPC é velado no Prédio Histórico

Faleceu ontem, dia 18 de março, em Curitiba, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, o empresário Francisco Cunha Pereira Filho, diretor presidente da Rede Paranaense de Comunicação (RPC). O desejo de ser velado no Prédio Central da Universidade Federal do Paraná, na Praça Santos Andrade, foi prontamente atendido pela Reitoria em razão da alta consideração que a instituição tinha com o jornalista e também advogado formado pela UFPR e com quem mantinha uma relação de carinho, consideração e presença marcante ao longo de sua trajetória.

Sobrinho-neto do Victor Ferreira do Amaral, o fundador da UFPR, Dr. Francisco, como era chamado, defendeu ao longo de sua vida muitas das causas paranaenses e, inseridas nelas, às da própria Universidade Federal do Paraná. Na instituição, foi representante discente no Conselho Universitário, no final dos anos 50, quando a instância abriu para a participação dos estudantes e mais tarde como empresário, foi membro do Conselho de Curadores da universidade (de fevereiro de 85 a fevereiro de 86; de agosto de 88 a maio de 98 e de fevereiro de 2000 a novembro de 2006).

Também lecionou algumas disciplinas no curso de Direito, ainda nos anos 50. Tal era o seu amor à UFPR que em abril de 99 o jornal Gazeta do Povo encampou em suas páginas a defesa da eleição do Prédio Central da Universidade como monumento símbolo de Curitiba, no que foi bem-sucedido.

O sepultamento será hoje, dia 19, no Cemitério Municipal de Curitiba, às 18 horas.

Dr. Francisco Cunha Pereira Filho
Foto: Imagem cedida pelo jornal Gazeta do Povo