Pregão eletrônico permite economia de mais de R$ 40 milhões para a UFPR

Desde 2003 as compras e contratações da UFPR são realizadas através do Pregão Eletrônico. Neste tipo de licitação os fornecedores disputam entre si para decidir quem oferta o produto pelo menor preço e todas as fases da licitação ocorrem na Internet, permitindo total transparência à licitação. O sistema eletrônico onde ocorrem as licitações é dotado de certificação digital, trazendo total segurança para as transações. O pregão eletrônico também proporciona maior rapidez nas aquisições, em comparação com as licitações tradicionais.

Para realizar os pregões eletrônicos a Universidade conta com uma equipe de oito pregoeiros, sendo três na Central de Compras da Pró-Reitoria de Administração e cinco no Hospital de Clínicas. Os pregoeiros são os encarregados de preparar os processos de aquisição por pregão eletrônico, redigir os editais, realizar a sessão pública, responderem questionamentos, impugnações e recursos no curso do processo, zelando pelo interesse público nas aquisições.

Nesses últimos seis anos a Universidade já finalizou mais de 380 pregões, sendo a maioria no Hospital de Clínicas. Foram adquiridos bens, registrados preços ou contratados serviços em valores superiores a 180 milhões de reais, o que representou uma economia de mais de 40 milhões de reais para a UFPR, que não teria sido possível sem a utilização do pregão eletrônico, com sua etapa de lances e negociações conduzidas pelos pregoeiros. Estes valores colocam a Universidade Federal como uma das maiores instituições públicas em termos de aquisições no Paraná, com valores licitados superiores a orçamentos inteiros da maioria das prefeituras do estado.

Desta forma o poder de compra a Universidade tem ocupado um papel de destaque como indutora do desenvolvimento econômico do Paraná e de Curitiba, em especial após terem sido adotadas medidas, em 2007, que privilegiam as micros e pequenas empresas nas licitações, aumentando o número de contratações com este tipo de empresas, que são responsáveis pelos maiores índices de geração de emprego no Brasil.

Para acompanhar os pregões eletrônicos da UFPR basta acessar o site www.comprasnet.gov.br, em que podem ser conferidos os pregões que já aconteceram, os que estão em andamento e os que ainda irão acontecer.

Fonte: ACS