PRAE lança edital para garantir auxílio-refeição no período de fechamento dos Restaurantes Universitários de Curitiba

Logomarca PRAEA Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) lançou edital para estudantes que necessitem de auxílio refeição emergencial durante o período de fechamento dos Restaurantes Universitários (RUs) dos campi de Curitiba.

Os restaurantes fecham a partir do dia 30 de dezembro para fazer adequações de acordo com as regras de edital de licitação que selecionou novas empresas para administração dos espaços.

O auxílio é voltado para estudantes que sejam atendidos pelo programa Probem nas modalidades “Auxílio Moradia e Auxílio Refeição” e “Auxílio PROMISAES e Auxílio Refeição”.

Os estudantes que necessitem do auxílio devem acessar o formulário de inscrição online e preencher as informações de acordo com o edital. Haverá um espaço para que o estudante possa fazer a justificativa para receber o auxílio.

Pró-reitora de Assuntos Estudantis - professora Maria Rita de Assis César
Pró-reitora de Assuntos Estudantis – professora Maria Rita de Assis César

Segundo a pró-reitora de Assuntos Estudantis, professora Maria Rita de Assis César, a continuidade destes auxílios é muito importante. A professora explica que o conjunto de ações de assistência estudantil é essencial para a permanência dos estudantes na universidade.

“Sem estes auxílios e sem o acompanhamento que é feito aqui na pró-reitoria, uma parcela muito grande de nossos estudantes estariam excluídos da vida universitária. Lidamos com situações de vulnerabilidade sócio-econômica extrema, sem esta ajuda muitos deles não teriam condições de continuar na universidade” explica a professora.

Com uma avaliação muito criteriosa, a PRAE investiga e acompanha a situação de cada estudante que necessita de assistência estudantil que se divide em auxílio refeição, auxílio moradia e auxílio transporte, áreas prioritárias definidas pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace). “A gente faz toda a análise de vulnerabilidade sócio-econômica dos estudantes, o que envolve uma equipe multidisciplinar, mas sobretudo o Serviço Social”, explica Maria Rita.

Prestação de contas

Aqueles que receberem o auxílio devem ficar atentos ao período de prestação de contas definido em edital, será necessário apresentar as notas fiscais dos estabelecimentos cujo o estudante fizer as refeições, podendo ser restaurantes, lanchonetes e mercados na cidade de Curitiba.