Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

PRA fará reformas e ampliará redes do Campus Botânico

Evento será realizado no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no Campus Botânico - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Uma planilha com dados, fotos e descrições detalhadas de problemas de infiltração e reparos verificados no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, foi apresentada a profissionais da Pró-Reitoria de Administração pela diretora do Setor, professora Ana Paula Cherobin. O edifício principal do Setor, que fica no Campus Botânico, concentra a maior parte das solicitações. No prédio, inaugurado há dez anos, também foi registrada a necessidade de ampliação das redes elétrica, telefônica e de dados do prédio.

O vice-diretor de Sociais Aplicadas, professor Ademir Clemente, demonstrou ainda preocupação com a segurança e acessibilidade dentro do campus. Segundo ele, o trânsito intenso e crescente de automóveis dentro nas dependências do Setor deixa a comunidade acadêmica mais vulnerável a acidentes.

Riscos de Acidentes

O professor destaca que é necessária a construção de passagens elevadas para pedestres, na entrada principal do campus, e também entre o bloco de salas de aula e o restaurante universitário. Ressalta, ainda, que em dias chuvosos, o risco de acidentes se potencializa. Relatou, também, solicitações de estudantes com relação à segurança (assaltos) nos arredores do Campus, em especial, pelos alunos que ficam na parada do ônibus da linha Cabral-Portão.

Para o pró-reitor de Administração Álvaro Pereira de Souza, as solicitações e alertas do Setor são preocupantes. Por isso a PRA deve iniciar imediatamente um plano de ações para resolver as questões emergenciais. Uma empresa especializada será contratada para elaborar um laudo técnico do prédio e um plano de trabalho para sanar todas as questões.

Multa Cidadã

Além disso, ainda esta semana a PRA dará início a uma campanha, na entrada de todos os campi da Universidade, voltada para a conscientização no trânsito. O objetivo é orientar estudantes, professores e técnicos administrativos quanto à importância de se respeitar as leis de trânsito dentro dos campi. A UFPR vai emitir, com caráter educativo, uma multa cidadã para os automóveis estacionados de forma irregular.

Em breve, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) passarão a atuar também dentro dos campi da Universidade, com punições que vão desde multas até a remoção do veículo. “Nós queremos convidar nossa comunidade para que juntos possamos vencer a guerra contra a violência do trânsito. Esta luta é pela vida, pela segurança da nossa comunidade”, afirmou Souza. Existe também uma proposta para que engenheiros de trânsito da Setran desenvolvam um projeto de engenharia de tráfego para a UFPR.

Desde 2011 a Universidade integra o Conselho de Segurança do Município de Curitiba. A Instituição vai buscar soluções para os relatos de violência nos arredores não apenas do campus Botânico, mas de toda a UFPR. O pedido da direção do Setor de Ciências Sociais Aplicadas é que a linha de ônibus Cabral-Portão, a mais utilizada pelos estudantes do Setor, possa ter um ponto de parada dentro do campus Botânico. “Toda proposta, toda ideia que venha a somar para ajudar e proteger nossa comunidade, é muito bem vinda. Vamos analisar e levar as sugestões apresentadas ao Conselho de Segurança”, completou o pró-reitor.

Assessoria de Comunicação, com informações da Pró-Reitoria de Administração

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...