Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

PRA e PRAE recebem alunos para debater prédio destinado ao DCE; RU será reaberto quarta-feira (dia 22)

Os pró-reitores de Administração e de Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Paraná-UFPR, respectivamente Edelvino Razzolini Filho e Rita de Cássia Lopes, reuniram-se hoje (dia 16) com uma comissão de estudantes que fizeram várias reivindicações relativas ao prédio destinado à utilização do Diretório Central dos Estudantes-DCE.

Os estudantes pediram o reabastecimento de água e energia elétrica no edifício, a disponibilização de um laudo esclarecendo a contaminação de água no Restaurante Universitário e ainda a reabertura do RU. Localizado em imóvel anexo ao prédio do DCE, o RU foi fechado temporariamente no dia 10 devido ao rompimento de um cano, causado por invasores do prédio, que possui a mesma fonte de abastecimento de água do restaurante.

RU reabre até quarta

Razzolini vai enviar um técnico ao prédio do DCE nesta sexta-feira (dia 17) para fazer uma vistoria nos quadros elétricos e analisar a possibilidade de religamento da energia elétrica. A análise da água será disponibilizada aos alunos amanhã. E a informação mais importante: o Restaurante Universitário será reaberto até quarta-feira da semana que vem (dia 22), no mínimo para o jantar.

O pró-reitor de Administração esclareceu, porém, que a PRA não tem autonomia para ultrapassar as decisões tomadas pelos Conselhos Superiores da UFPR – Coun (Conselho Universitário), Coplad (Planejamento) e Cepe (Ensino,Pesquisa e Extensão). No último dia 26, o Conselho Universitário aprovou moção de apoio às ações do Diretório Central dos Estudantes e da Reitoria para a liberação imediata destinada à reforma e o uso adequado do prédio do DCE.

A moção aprovada pelo Conselho Universitário definiu ainda a elaboração de um Plano Diretor para definir as ações que serão desenvolvidas em relação ao assunto, condena a decisão dos invasores de desrespeitar a posição da comunidade universitária da UFPR e propõe a identificação destas pessoas.

Diálogo permanente

Comprovando seu compromisso com os alunos, a pró-reitora Rita de Cássia disse que, junto com a Reitoria, sempre esteve aberta ao diálogo com os estudantes. Ela lembrou que, diversas vezes, ofereceu espaços para uso do DCE, desde que houvesse a desocupação imediata do imóvel pelos grupos invasores.

Rita lembrou ainda que o Conselho Universitário chegou a criar Comissão Paritária – composta por docentes, discentes, técnicos administrativos e representantes externos, presidida pela professora Lígia Negri, vice-diretora do Setor de Ciências Humanas – para tentar resolver o problema.

Desde que foi criada pelo Coun, em 26 de fevereiro, a Comissão promoveu cinco reuniões e chegou a fazer uma vistoria no local, confirmando todos os problemas de segurança apontados pelo Corpo de Bombeiros, inclusive com a existência de lixo, pichações, mau cheiro e móveis danificados no imóvel. Os invasores, porém, recusam-se a sair.

 

 

 

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...